Campo Grande ganha novo viaduto de R$ 25 milhões na região da Uniderp Agrárias

67
(Foto: Reprodução/Murilo Medeiros/Midiamax)

Estrutura construída pela Plaenge em parceria com a prefeitura integra regiões leste da cidade e melhora o trânsito na BR-163

O novo viaduto da Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, que liga a Chácara dos Poderes ao Jardim Veraneio, passando sobre a BR-163, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (13), em Campo Grande. A estrutura, erguida como medida compensatória da construtora Plaenge em parceria com a Prefeitura da Capital, já está com o tráfego liberado.

Com investimento de R$ 25 milhões, o viaduto deve beneficiar cerca de 250 mil pessoas, integrando três regiões da cidade e melhorando a fluidez no trânsito da região leste, onde, segundo a concessionária Motiva Pantanal, foram registrados 112 acidentes entre 2022 e 2023, no trecho entre os quilômetros 484 e 485 da rodovia.

Estrutura e benefícios

O Viaduto Jardim Veraneio possui quatro alças de acesso à BR-163, retornos sob a estrutura e duas rotatórias que conectam a Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo às ruas João Kussarev e Cruz de Malta. O projeto inclui ainda drenagem urbana, ciclovia integrada, calçadas, torre de telefonia nova e rede de alta tensão.

Para viabilizar a obra, foi necessário desapropriar áreas privadas, o que, segundo a prefeita Adriane Lopes (PP), representou um desafio. “Foi uma construção difícil, com várias áreas desapropriadas e questionamentos, mas estamos aqui transformando a região leste”, afirmou durante a cerimônia.

Parceria público-privada

O diretor do grupo Plaenge, Édison Holzmann, destacou o caráter inovador da parceria. “Trabalhamos junto com a prefeitura, que viabilizou instrumentos jurídicos para permitir que a contrapartida fosse revertida em obras de infraestrutura, e não apenas em equipamentos comunitários”, explicou.

A prefeita Adriane Lopes também enfatizou a importância do modelo de cooperação. “O município precisa trabalhar com parcerias público-privadas para o desenvolvimento da cidade. Esse investimento traz benefícios para toda a população e impulsiona o crescimento dessa região de Campo Grande”, afirmou.

Redução de acidentes

O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli, afirmou que o viaduto vai reduzir significativamente o número de acidentes. “Era um ponto crítico da cidade, e agora a travessia será mais segura, com mobilidade moderna e eficiente”, disse.

Ele ainda adiantou que a prefeitura estuda novos projetos de viadutos, incluindo um próximo à Escola Funlec, que está em fase de tratativas com o Governo do Estado e a bancada federal.

Com a entrega do Viaduto Jardim Veraneio, a região da Uniderp Agrárias e do Parque dos Poderes ganha uma nova rota de ligação com a Avenida Afonso Pena, contribuindo para a mobilidade e o desenvolvimento urbano de Campo Grande.