Início Na capital Campo Grande recebe iniciativa inédita de Urbanismo Tático em cenário de pandemia

Campo Grande recebe iniciativa inédita de Urbanismo Tático em cenário de pandemia

Proposta visa ativar novos usos do Corredor da rua José Antônio ouvindo a sociedade

Uma cooperação técnica entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Prefeitura Municipal de Campo Grande está trazendo uma ação inédita para a cidade. O Corredor da Rua José Antônio, recentemente reconhecido pelo poder público com um importante potencial para gastronomia, turismo e cultura, vai receber uma nova experiência de ocupação através do Urbanismo Tático.

O projeto é financiado pelo BID, que conta com uma equipe de consultores, e tem o apoio da Prefeitura no desenvolvimento das ações. O trabalho já foi iniciado com o levantamento do perfil dos imóveis da José Antônio e a experimentação tem previsão de estar completamente na rua em dois meses.

A técnica do Urbanismo Tático promove a reapropriação do espaço urbano com a participação de todos. Essa é a primeira ação durante a pandemia do coronavírus financiada pelo BID no Brasil e Campo Grande foi a escolhida para receber a prototipagem de caráter temporário. Em toda a América Latina, o Banco elegeu apenas outras duas cidades para a testagem de Urbanismo Tático, sendo elas Montevidéo, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina.

Além do ineditismo da ação de Urbanismo Tático no centro da cidade, a intervenção na rua José Antônio traz para a administração pública o conceito de construção coletiva, onde comerciantes, trabalhadores e clientes dos estabelecimentos locais, vizinhos do entorno, usuários da via e a população interessada nos espaços públicos poderão dar sugestões para que se construa um projeto exequível e que atenda a toda a comunidade.

A proposta é criar interferências que incentivem novas maneiras de uso do espaço público, explorando suas possibilidades de uma forma lúdica e conectada com quem usufrui da rua, como pinturas, mobiliário, desenhos, parklets, iluminação e outras intervenções leves. São mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo que servem para “testar” o que pode se tornar permanente. No caso do Corredor da José Antônio, a via está inserida no Reviva Campo Grande e faz parte da requalificação do quadrilátero central, por isso, as sugestões testadas e aprovadas pela comunidade podem ajudar a nortear o projeto de requalificação previsto para iniciar no ano que vem.

O desafio se torna ainda maior por se tratar de uma ação em tempos de necessidade de distanciamento social, uso de máscaras e de adoção de todas as medidas que evitem aglomerações e garantam as orientações das autoridades em saúde.

Coletivo

Para incentivar a participação de todos, foram disponibilizadas redes sociais do projeto. No Facebook, o perfil é Corredor José Antônio e no Instagram, basta seguir @corredorjoseantonio para dar a sua ideia para valorizar a rua. Se você acha que a via merece calçadas mais largas para priorizar os pedestres, ou bancos para descanso, ou algo que ainda nem foi dito, mas que acredita que vai melhorar o espaço, participe.

Crédito fotos: Coletivo Labor

Sair da versão mobile