27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Artigo: Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Além do fator genético, doença pode ser causada por maus hábitos de vida.

10/10/2019 17h31
Por: Redação

No dia 11 de outubro é celebrado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que atinge crianças, jovens e adultos e que está crescendo cada vez mais na sociedade.

Além do fator genético, a enfermidade pode ser causada por fatores externos, entre eles, nutricionais, fisiológicos, psicológicos, comportamentais e ambientais e, mais do que uma questão estética, o excesso de gordura pode resultar em graves problemas de saúde, como explica a médica endocrinologista da Unimed Campo Grande, Dra. Ana Carolina Carli de Freitas.

“A obesidade traz alterações que comprometem a qualidade de vida dos pacientes, uma vez que, frequentemente, associa-se à hipertensão, diabetes, problemas osteoarticulares, apneia do sono e a alguns tipos de neoplasias, como câncer de mama, endométrio, fígado, cólon e próstata”.

A especialista destaca que algumas atitudes podem ajudar na prevenção da obesidade, como a adotar uma alimentação saudável e equilibrada, limitando o consumo de açúcares, gorduras saturadas, do sal, além da prática de atividade física regularmente.

Pensando em garantir suporte aos pacientes obesos, a Unimed Campo Grande, por meio do Programa Viver Bem, oferece as oficinas de Reeducação Alimentar e a Cozinha Experimental. Além disso, desenvolve ações voltadas para esse público, conforme o Calendário Nacional da Saúde.

“Sabe-se que a obesidade é uma doença complexa e multifatorial, sendo assim, o programa Viver Bem possui uma equipe multidisciplinar, onde também é oferecido acompanhamento com psicólogos e educadores físicos, a fim de tornar o trabalho eficaz e de resultado positivo”, pontua a nutricionista da cooperativa, Fernanda Di Benedito.

A nutricionista afirma que após a adesão e participação dos pacientes ao programa, observa-se melhoras significativas. “Após iniciarem as atividades, percebemos grande melhora nos aspectos clínicos, biológicos e físicos, e isso resulta em melhor qualidade de vida dos pacientes. Os resultados são medidos por meio de avaliações e acompanhamentos dos médicos da equipe, além dos próprios relatos”.

Para fazer parte das oficinas voltadas para pessoas obesas é preciso estar cadastrado no Programa viver Bem.

Mais informações pelo telefone (67) 3389-2500.

Comunicação Unimed Campo Grande.

Foto Ilustrativa

Fale com a Redação