23.8 C
Campo Grande
terça-feira, 16 de abril, 2024
spot_img

Audiência vai debater projeto sobre Estudo de Impacto de Vizinhança

A Audiência Pública acontece na segunda-feira, dia 8 de junho, às 9 horas.

04/06/2020 17h56
Por: Redação

A Câmara de Vereadores de Campo Grande promove Audiência Pública nesta segunda-feira, dia 8 de junho, às 9 horas, projeto de lei sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e o Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV). O debate contará com a participação de técnicos da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb). A população poderá participar da discussão por meio de transmissão ao vivo pelo Facebook da Câmara de Campo Grande.

Segundo o vereador Eduardo Romero, 2º vice-presidente da Câmara, o projeto buscar dar sequência às discussões que envolvem o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Campo Grande, que estabelece a criação de lei específica sobre Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV). “O Projeto foi protocolado na Câmara e precisa ser discutido com a sociedade. A Planurb já fez audiências, com CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano), tem todos relatórios e encaminhou a proposta à Câmara que, por sua vez, está optando promover uma audiência, no formato on-line, para que a população possa conhecer melhor e opinar sobre o projeto”, disse o vereador, que foi presidente da Comissão Especial do Plano Diretor.

A Audiência foi convocada pela Mesa Diretora, presidida pelo vereador Prof. João Rocha e que tem como 1º secretário o vereador Carlão. O foco da discussão será o Projeto de Lei 9794/20, de autoria do Executivo, que regulamenta os artigos 130 e 131 da Lei Complementar 341/18, que institui o Plano Diretor, aprovado pelos vereadores. A proposta começou a tramitar neste mês na Casa de Leis e os vereadores podem propor emendas. Depois dos debates e análise, a proposta será pautada para votação em Plenário, durante sessão ordinária.

Conforme a proposta, estudo e relatório terão de ser elaborados pelos empreendedores para contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento quanto à qualidade de vida da população residente na área ou proximidades, avaliando uma lista de itens, a exemplo do trânsito, demandas por serviços e infraestrutura urbana, geração de poluição ambiental e sonora, entre outros.

A avaliação do Estudo de Impacto de Vizinhança contempla construção, ampliação, instalação, modificação e operação de empreendimentos, atividades e intervenções urbanísticas causadoras de impactos ambientais, culturais, urbanos e socioeconômicos de vizinhança, previamente à emissão de licenças ou alvarás de construção.

A ideia é promover outras Audiências para discutir projetos que são desdobramentos do Plano Diretor. No dia 15 de junho, está previsto debate on-line, também organizado pela Câmara Municipal, sobre a Taxa de Relevância Ambiental (TRA), discutindo o projeto elaborado pelo Executivo Municipal.

A Câmara de Vereadores aprovou o Plano Diretor de Campo Grande em 2018, que contempla amplo conjunto de diretrizes, estratégias e medidas para ordenar a transformação da cidade. Houve ampla discussão com a sociedade sobre a proposta, com realização de audiências. Na sequência, a Casa de Leis promoveu ciclo de palestras com a contribuição de vários especialistas para ampliar as discussões, conhecer novas experiências e ferramentas para aplicar este instrumento, incluindo essas regulações que estão em discussão atualmente, por meio dos novos projetos de regulamentações.

Audiência vai debater projeto sobre Estudo de Impacto de Vizinhança

Fale com a Redação