Cultura

Corumbá é o próximo destino para lançamento do livro ‘Prosa de Criança’

Livros já foram entregues em eventos nas cidades de Três Lagoas e Ponta Porã

 

13/03/2019 19h39
Por: Assessoria de Imprensa

 
Foto: assessoria de Imprensa Foto: assessoria de Imprensa

Depois de Três Lagoas e Ponta Porã, a equipe do Prosa e Segredo se prepara para o lançamento do livro, na unidade do Sesc em Corumbá. O evento acontecerá neste sábado (16), a partir das 18 horas. As publicações serão entregues para as crianças participantes das oficinas de contação de histórias, realizadas em 2018, na primeira fase do projeto.

Ao todo, cinco municípios foram contemplados com o desenvolvimento de oficinas de criação literária ministradas para um total de 150 estudantes do ensino fundamental. O resultado foi compilado no livro que será ofertado aos participantes durante o lançamento, bem como para as bibliotecas das unidades do Sesc.

Em Corumbá, a influência da fronteira também é marcante, visto que é separada por pouco mais de 20 quilômetros de Puerto Suarez, na Bolívia. Além dos elementos absorvidos da cultura boliviana, a região é privilegiada com parte da paisagem do bioma Pantanal. Estes detalhes são identificados nos contos contados, escritos e desenhados pelas crianças durante as atividades de criação literária.

**Mitologia regional ** A história selecionada é representada pela ave símbolo do pantanal, ‘A lenda do Tuiuiú’. Conforme contada oralmente pelos familiares aos estudantes, em uma fazenda próxima a Corumbá existia uma fazenda, cujo dono sempre alimentava com migalhas de pão, um tuiuiú que visitava a propriedade.

Porém, um dia o homem morreu depois de ser picado por uma cobra venenosa e não apareceu mais para oferecer a comida ao amigo selvagem. Por isso, diz a lenda que até hoje a ave bate os pés no chão procurando as migalhas de pão.

E ainda tiveram mais ‘causos’ bem curiosos contados pelas crianças: a história de um avô que jura ter visto o Saci Pererê (personagem do folclore com uma perna só) e uma família de sitiantes que teve sete filhos, sendo seis meninas e o único menino ‘virou’ lobisomem. É história que não acaba mais...

Sobre o Prosa de Criança A iniciativa é uma das etapas de trabalho do grupo de pesquisa Prosa e Segredo, que desde 2010 desenvolve ações de fortalecimento do patrimônio cultural imaterial e cultural da infância, com foco nos estudos de contação de histórias.

Serviço A realização do projeto Prosa de Criança foi possível em razão da aprovação no edital de Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) e da parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc-MS). Serviço – O lançamento do livro Prosa de Criança acontecerá no dia 16 de março, às 18, na Unidade do Sesc em Corumbá. O endereço é rua 13 de junho, 1.703. Telefone para informações: (67)3232-3130.

Foto: assessoria de imprensa Foto: assessoria de imprensa

Envie seu Comentário