26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Dia Mundial da Limpeza: saiba como participar

No ano passado, mais de 400 voluntários participaram e recolheram mais de 2 toneladas de lixo em apenas uma hora.

19/09/2019 19h08
Por: Redação

Pelo segundo ano consecutivo Campo Grande participará do Dia Mundial de Limpeza (World Cleanup Day), uma iniciativa global que acontece neste sábado (21) no Centro de Educação Ambiental Anhanduí, situado na Avenida Vereador Thyrson de Almeida (prolongamento da Av. Ernesto Geisel) no Jardim Aero Rancho. Às 7h30, os voluntários saem em mutirão para recolher resíduos e lixo descartados incorretamente pela região, como em praças, ruas e áreas verdes.

“Boa parte das 255 mil toneladas de lixo produzidas por ano no Brasil não tem destinação correta, ou seja, o que não vai para o aterro fica em terrenos baldios, prejudicando o meio ambiente e tirando a beleza da nossa cidade. Mas podemos ajudar a mudar essa realidade participando desta ação coletiva”, explica o coordenador local da ação, Yohhan Teruya.

Em 2018, houve mobilização de 400 pessoas no Centro de Educação Ambiental Imbirussu, região da Vila Popular, onde foram recolhidas mais de 2 toneladas de lixo em apenas uma hora.

Este ano o evento quer reunir 800 voluntários. Para participar, basta se cadastrar pelo www.diamundialdalimpeza.com.br.

Interessados em comparecer à força-tarefa munidos de óculos escuros, bonés, protetor solar, roupa confortável e calçado fechado. Mais de 500 pessoas já se inscreveram até a última segunda-feira.

“É uma iniciativa de grande importância, pois incentiva o cuidado com o meio ambiente. Todos os setores da sociedade precisam colaborar para uma cidade mais limpa e estamos fazendo a nossa parte, mobilizando a classe empresarial e convidando toda a sociedade para participar”, explicou Rafael Rotta, presidente do Conselho Jovens Empresários (CJE) da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), duas entidades integram a organização do evento.

A diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Jacob Domingues relembra que Campo Grande já possui quatro ecopontos instalados.

“Desde 2018, a população possui a sua disposição os ecopontos espalhados pelas regiões urbanas de Campo Grande. Estes são locais de entrega voluntária regular e gratuita que recebem resíduos recicláveis (metal, plástico, vidro, papel e papelão), resíduos gerados em construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, além de volumosos (mobílias, sucatas e madeiras) e resíduos provenientes de poda de árvores e galhadas. Quanto mais pessoas utilizarem os ecopontos, menos resíduos serão descartados irregularmente no meio ambiente”, ponderou.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, destaca a importância em realizar a correta destinação dos resíduos e a fiscalização exercida pela prefeitura

“Não podemos admitir que práticas como o descarte irregular de resíduos degradem o meio ambiente. É importante o cidadão ter consciência em descartar seus resíduos corretamente, pois muitos desses resíduos podem ser reaproveitados, como por exemplo, o caso dos resíduos da construção civil. Infelizmente, ainda observamos o descarte destes resíduos em terrenos e às margens dos córregos”, observou.

O Dia Mundial de Limpeza faz parte de uma mobilização internacional chamada “Let´s Do It!” – ou “Vamos fazer isso!”, em português – que nasceu na Estônia, em 2008. Na ocasião, 50 mil pessoas se uniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. O sucesso se espalhou pelo mundo e já chegou a 150 países, que organizam mutirões baseados no mesmo modelo.

No Brasil, já são 900 cidades confirmadas e a meta é reunir, aproximadamente, 10 milhões de voluntários. Em Campo Grande, além da ACICG, a Prefeitura Municipal e as empresas Sicoob, Solurb, Portal dos Bichos, Cenos Contabilidade e Grupo Caiobá também apoiam o evento.

Dia Mundial da Limpeza: saiba como participar

Fale com a Redação