25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Metodologias Ativas contribuem para a excelência do ensino na UNIGRAN

12/02/2020 13h00
Por: Redação

A integração entre o acadêmico e o professor. Troca de informações, experiências vividas dentro e fora da sala de aula. O princípio da metodologia ativa é justamente instruir o aluno a ser o principal agente dentro da aprendizagem, com o auxilio direto do professor.

Na UNIGRAN, esse projeto foi implantado há quatro anos. Para a professora Maria Alice de Mello Fernandes, que é pró-reitora de Ensino e Extensão da Instituição, com esse método o acadêmico tem muito mais facilidade de assimilar os conteúdos.

“Nós sabemos que o comportamento do aluno mudou. Hoje ele é diferente e em geral tem dificuldade de concentração por longo tempo. Então, proporcionar capacitações aos professores, como palestras, cursos e oficinas de metodologias ativas faz da UNIGRAN uma instituição diferenciada, pois cria condições para o acadêmico solucionar problemas e enfrentar, com tranquilidade, o mercado de trabalho”, afirma a professora.

“Importante esclarecer, ainda, que essas técnicas podem acontecer com o apoio da tecnologia ou não”, menciona. Uma atividade que caracteriza a aplicação de metodologia ativa na UNIGRAN é a aula invertida. “Quando os alunos estudam, pesquisam sobre determinado assunto preparando-se para debates e soluções de problemas, apresentados pelos colegas e professores em sala de aula”, continua Mello.

Na metodologia ativa, o aluno é o foco e estimular essa aprendizagem é a principal missão. O estudante não recebe somente o conhecimento, ele vivencia na prática a teoria aprendida em sala de aula e muitas vezes os papéis se invertem, pois o professor também aprende com o estudante durante troca de informações.

A ideia é continuar aplicando essas metodologias, as quais abrangem um grande projeto para todos os cursos da instituição, partindo do pressuposto dinamismo aplicado na apresentação das disciplinas e na participação contínua dos alunos na construção das aulas.

“Nossa intenção é tornar esse aprendizado algo que traga prazer para os alunos, fazer com que eles se sintam vontade, motivados para frequentar as aulas e principalmente que eles sejam preparados para assumir uma vaga no tão concorrido mercado de trabalho. É isso um pouco do que temos conquistado ao longo de todos esses anos e nossa meta aumenta a cada ano letivo”, finaliza Maria Alice de Mello Fernandes.

Metodologias Ativas contribuem para a excelência do ensino na UNIGRAN

Fale com a Redação