26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Nova 14 de julho será a primeira rua com conceito de trânsito calmo no centro

Desde que o movimento chegou a Campo Grande, em 2015, até o ano passado, foram registrados 132 acidentes de trânsito só na Rua 14 de Julho

10/05/2019 09h35
Por: PMCG

A requalificação da Rua 14 de Julho é muito mais do que novo piso, paisagismo, mobiliário ou a retirada dos fios de energia e o embutimento da rede. A via renasce com um conceito diferenciado, o do trânsito calmo, visto em grandes centros, que já priorizam o pedestre ao invés dos automóveis.

Pensadas para disseminar a cultura de respeito aos pedestres, as Áreas de Trânsito Calmo que existem em Fortaleza, no Ceará, desde 2017, incluem faixa elevada para pedestres, redução do limite de velocidade para 30 km/h, calçadas mais largas e placas educativas.

Em São Paulo, a Prefeitura discute a implementação do Plano de Segurança Viário, que tem entre as ações a criação das chamadas “áreas calmas”, locais em que rotatórias, lombadas, faixas de pedestre, calçadas e placas permitem redução da velocidade dos carros, combatendo atropelamentos – a principal causa de morte no trânsito.

Em Campo Grande, a Rua 14 de Julho será a primeira via no Centro da cidade a adotar o conceito de trânsito calmo, conforme prevê o Programa Reviva Campo Grande. Isso significa que, além da infraestrutura, a requalificação pretende “apelar” para a consciência do motorista, contribuindo para a redução no número de acidentes na principal rua de comércio da área central. Com faixas elevadas para pedestres e calçadas mais largas, a 14 também terá o limite de velocidade diminuído.

Lançado nesta terça-feira, o Movimento Internacional Maio Amarelo, que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, traz como tema “No trânsito, o sentido é a vida”. Números levantados pela Agência Municipal de Trânsito mostram que, desde que o Movimento chegou a Campo Grande, em 2015, até o ano passado, foram registrados 132 acidentes de trânsito só na Rua 14 de Julho.

Divulgação

Fale com a Redação