18.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Pesquisa revela aumento de 11% no gasto médio com festas de Natal e Ano Novo

16/12/2019 15h29
Por: Redação

No fim de ano a procura por presentes de Natal e outros itens que garantam boas festas aumenta ainda mais. Segundo pesquisa divulgada pelo Sebrae/MS, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), em 2019, a movimentação financeira com compra de presentes e comemorações de Natal e Ano Novo em Mato Grosso do Sul deve chegar a quase R$ 1 bilhão.

Para esse ano, o estudo aponta um aumento de 11% no gasto médio com as festas de final de ano em relação a 2018, ficando em torno de R$ 1.100,20 por pessoa. São muitos os fatores que ajudam na hora das pessoas escolherem onde fazer suas compras, um destes critérios é o bom atendimento. A pesquisa aponta que isso é decisivo segundo 31% dos entrevistados. Segundo a técnica e economista do Sebrae/MS Vanessa Schimdt, esse comportamento é característico de uma geração mais jovem, que preza por mais do que bens materiais.

O horário diferenciado oferecido pelas lojas do centro da cidade e outros estabelecimentos em Campo Grande também é outro fator que tem atraído a nova geração de consumidores. Para o acadêmico de turismo Luiz Augusto da Silva, a opção é bastante útil, principalmente para quem trabalha o dia todo. “Muitas vezes, este é o único horário que o trabalhador tem pra poder fazer as compras de fim de ano, ou então teria que deixar para o dia de folga ou o fim de semana”, pontua. Foi o que aconteceu com a arte finalista Mariana Alves. “Como no sábado eu tive que trabalhar na parte da manhã, aproveitei o horário estendido para fazer compras. Sem contar, que já dá aquele clima de Natal”, conta.

Para a coordenadora de Marketing regional do Fort Atacadista, Rafaellen a estratégia de ampliar o horário de atendimento já faz parte da tradição de fim de ano no comércio. “Todas as empresas já entenderam essa necessidade. Não basta só vender produtos, precisamos oferecer soluções, investindo também no atendimento de excelência e nos preços, que já são atraentes, e estarão ainda melhores em várias categorias neste fim de ano”.

As lojas da rede Fort Atacadista também terão funcionamento diferenciado para o final de ano. Entre os dias 18 e 23 de dezembro, funcionarão até as 23 horas, inclusive no domingo 22. Já nos dias 24 e 31, vésperas de Natal e Ano Novo, o funcionamento vai até as 20 horas. Nos dias 25/12 e 01/01, as lojas estarão fechadas. Para esse período, o atacarejo, que possui cartão de crédito próprio aos clientes, está facilitando as compras, com parcelamento de itens como panetones, vinhos, espumantes, destilados, chocolates e azeites.

O comércio de Campo Grande permanecerá aberto até as 22 horas, entre os dias 14 e 19 de dezembro e 21 a 23. Já nos domingos, funcionará até 18 horas, exceto shoppings e lojas em centros comerciais. Na véspera de Natal (24), o comércio de rua atenderá até as 18 horas. No dia 31 as lojas funcionam até às 16 horas.

Nos dias 17,18, 19, 20, 21,22 e 23 de dezembro, o funcionamento nos shoppings será estendido até às 23 horas, enquanto que, no dia 24, o comércio nos shoppings, centros comerciais e hipercenters atendem até às 19 horas. Já no dia 31, véspera de Ano Novo, o atendimento desses estabelecimentos segue até às 18 horas.

Assessoria.

Foto Ilustrativa

Fale com a Redação