26.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Semana Santa: igrejas católicas seguem fechadas com missas transmitidas pela internet

04/04/2020 19h51
Por: Redação

A Arquidiocese de Campo Grande informa que durante a Semana Santa que inicia neste domingo (4), as igrejas serão mantidas fechadas, com transmissão das missas pelas redes sociais de cada paróquia, devido as recomendações dos órgãos de saúde para conter a circulação de pessoas como forma de conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19).

O arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa depois de ouvir o nosso Conselho Presbiteral, baixou orientações para as paróquias, onde cada igreja transmita as celebrações litúrgicas da Semana Santa pelos meios de comunicação que estiverem ao seu alcance, com a presença somente daquelas pessoas necessárias para a realização do rito litúrgico e de sua transmissão (leitores, músicos, concelebrantes, câmeras…). Sejam observados o distanciamento e os cuidados de higienização recomendados para garantir a proteção dos presentes. Para evitar aglomerações, solicitamos que as portas das Igrejas permaneçam sempre fechadas.

Para acompanhar a transmissão das celebrações da Semana Santa, Dom Dimas explica que cada família deve preparar em sua casa um pequeno altar, tendo em destaque a Bíblia Sagrada, uma vela e as imagens dos santos de sua devoção. Enquanto a família acompanha a transmissão, recomendamos que manifeste sua comunhão com as celebrações pascais através da entronização de uma cruz na porta ou na janela de sua casa ou comércio, realizando para cada dia da Semana Santa os gestos e atos de oração e piedade.

“Certamente, esse é um tempo que vai exigir de todos nós, católicos, um jejum e uma abstinência nunca antes imaginada: a da participação nos Sacramentos que nos são mais caros. Que seja um tempo de crescermos no zelo pelas coisas de Deus, no amor pela Igreja, na solidariedade para com todas as pessoas ameaçadas pela atual pandemia e para todos os que sofrem de alguma forma, no corpo e na alma”, frisou o arcebispo.

Também ele lembrou do momento de ser solidário. “Cada um fazendo a sua parte, protegendo os idosos e vulneráveis e desenvolvendo gestos concretos de amor. Por exemplo, os mais jovens podem se colocar à disposição dos idosos e outras pessoas vulneráveis para fazer compras, ir ao mercado ou à farmácia, ou para transportá-las em caso de necessidade”, pontuou.

Nas comunidades em que não for possível a transmissão das celebrações da Semana Santa, Dom Dimas lembra aos fiéis que podem acompanhar pela TV Imaculada e pelo facebook da Arquidiocese a transmissão das celebrações da Igreja Catedral.

Confira os dias e horários

Domingo de Ramos: Santa Missa às 9h;

Quinta-feira: Missa da Ceia do Senhor às 19h;

Sexta-feira: Celebração da Paixão às 15h;

Sábado Santo: Vigília Pascal às 19h;

Domingo da Ressurreição: Santa Missa às 9h.

Semana Santa: igrejas católicas seguem fechadas com missas transmitidas pela internet

Fale com a Redação