Início Meteorologia Com altas temperaturas, terceira onda de calor do ano deve se despedir...

Com altas temperaturas, terceira onda de calor do ano deve se despedir na segunda-feira

(Foto: Bruno Rezende)

A onda de calor ocorre quando se tem uma temperatura cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias.

A terceira onda de calor de 2024 no Brasil que teve início no fim da última semana, deve seguir até a próxima segunda-feira (6), de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas podem ficar até 5°C acima da média, o que indica grande perigo para a saúde.  

Estão incluídas nesta rota de calor intenso, conforme os modelos meteorológicos, todas as cidades de Mato Grosso do Sul, além de parte dos estados vizinhos, conforme se vê no mapa a seguir.

Com altas temperaturas, terceira onda de calor do ano deve se despedir na segunda-feira

De acordo com Inmet, uma massa de ar quente ganhou força entre o Paraguai e o norte da Argentina, e ainda, combinado a uma área de alta pressão, fez manter o calor sobre a região por uma sequência de dias. O sistema dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o ar seco e em gradual aquecimento.

Dessa forma, Mato Grosso do Sul deve completar 9 dias sob efeito da onda de calor, que impede a chegada de frentes frias, que derrubem as temperaturas ou provoquem chuva.

Diferente das últimas ondas de calor a atingir o Estado, dessa vez as características são de temperaturas não tão altas e umidade do ar baixa.

Cuidados para enfrentar o calor

Com o aumento das temperaturas, os cuidados devem ser redobrados durante os dias. A exposição desnecessária ao sol deve ser evitada e o consumo de água deve ser recorrente. 

Veja outras dicas abaixo:

  • Mantenha-se hidratado;
  • Evite a exposição prolongada ao sol entre as 10h e as 16h;
  • Busque abrigo em locais com sombra;
  • Use roupas leves e frescas;
  • Aplique protetor solar regularmente;
  • Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário.
Sair da versão mobile