Início Notícias Com crescente aumento de casos de covid, SES pede para que população...

Com crescente aumento de casos de covid, SES pede para que população fique em casa no fim de semana

Em uma carta aberta à toda população de Mato Grosso do Sul, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, trouxe um apelo aos residentes no estado: “fique em casa neste final de semana!”, depois que dados da semana epidemiológica apresentou um aumento expressivo do número de casos SRAG/Covid. Ontem (21), foi registrado o maior número de casos registrados desde o início da pandemia em Mato Grosso do Sul neste ano, com 1942 casos confirmados.

“Estamos exatamente há um mês registrando aumento exponencial de casos de Covid-19, principalmente, nas macrorregiões de Dourados e Corumbá, e no município de Campo Grande”, informou o secretário na carta.

Ele explicou que houve aumento expressivo nos casos ativos, ou seja, pessoas suspeitas e/ou confirmadas que precisam estar isoladas de outras pessoas, bem como, crescente número de internação com taxa de ocupação em 100% nas macrorregiões de saúde

“Considerando que temos a presença da variante P1 e P2 em nosso Estado verificamos aumento de novo perfil de casos: A faixa etária mais acometida é de jovens de 20 a 49 anos que possuem uma dinâmica social mais ativa, frequentam mais espaços coletivos, consequentemente essas pessoas estão sujeitas à contaminação, à forma grave e mais transmissíveis da doença”, enfatizou.

A Secretária de Saúde ressalta a necessidade de:

  • Obrigatoriedade do uso de máscara;
  • Medidas de higiene;
  • Evitar aglomerações, saídas de casas e contatos desnecessários;
  • Permanecer em casa neste final de semana, evitando se expor ao risco de contaminação.
  • Se chegar a sua vez: ‘vacine e não vacile’!

Mato Grosso do Sul já tem 273.261 casos confirmados de covid-19, sendo 25.076 infectados somente no mês de maio. A taxa de contágio que chegou a cair para 0,95 no dia 8 de maio continua a subir e atingiu 0,99. O total de vidas perdidas subiu para 6.382, sendo que 549 óbitos ocorreram em maio. A média móvel é de 31,4 mortes por dia, nos últimos 7 dias e a taxa de letalidade permanece em 2,3%.

Sair da versão mobile