Início Meteorologia Com queda da temperatura, Inmet emite alerta de chuva para MS

Com queda da temperatura, Inmet emite alerta de chuva para MS

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam uma queda acentuada na temperatura de todo o país, inclusive chegando a Mato Grosso do Sul a partir de hoje (15). Com isso, esta previsto chuvas intensas e tempestade, segundo dois alertas do Instituto, ambos válidos até amanhã (16) às 10 horas.

O Instituto prevê entre 30 e 60 milímetros de chuva por dia com ventos entre 40 e 60 km/h para 30 cidades do Estado, inclusive Campo Grande. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, além de queda de granizo.

Além da Capital, estão sob alerta as cidades de Água Clara; Alcinópolis; Aparecida do Taboado; Aquidauana; Bandeirantes; Brasilândia; Camapuã; Cassilândia; Chapadão do Sul; Corguinho; Costa Rica; Coxim; Figueirão; Inocência; Jaraguari; Paraíso das Águas; Paranaíba; Pedro Gomes; Ribas do Rio Pardo; Rio Negro; Rio Verde de Mato Grosso; Rochedo; Santa Rita do Pardo; São Gabriel do Oeste; Selvíria; Sidrolândia; Sonora; Terenos e Três Lagoas.

Porém, nas cidades de Anastácio Anaurilândia; Angélica; Bataguassu; Batayporã; Bodoquena; Bonito; Corumbá; Dois Irmãos do Buriti; Guia Lopes da Laguna; Jardim; Ladário; Maracaju; Miranda; Nioaque; Nova Alvorada do Sul; Nova Andradina; Porto Murtinho; Rio Brilhante e Rio Negro a previsão é de que ocorra chuvas intensas entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 60 milímetros por dia. para estes municípios há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O órgão recomenda em caso de rajadas de ventos, que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, é indicado que aparelhos elétricos e quadros de energia sejam desligados.

Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Frente fria

De acordo com o instituto, o frio começa no domingo (15), exatamente no sul do país. Em seguida, o frio se espalhará rapidamente até o norte do país.

Na segunda-feira (16), as baixas temperaturas devem atingir todas as regiões, podendo chegar até Rondônia e Acre até o fim do dia. O clima frio poderá derrubar as temperaturas até 10°, especialmente na Região Sul e no sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste. No Acre e em Rondônia, o frio deve causar o segundo episódio de friagem do mês. O primeiro episódio ocorreu nos dias 4 e 5 de maio.

Em Campo Grande, o temporal desse sábado (14) trouxe ventos fortes e estragos para a cidade, mas também amenizou o calor. O dia começou com 18°C, mas pode chegar a 26°C. Há ainda possibilidade de chuva durante a tarde.

Neste domingo (15), cidades como Dourados, Caarapó, Amambaí e Ponta Porã podem ter chuva de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Ponta Porã deve registrar chuva, mínima de 13°C e máxima de 24°C. Dourados terá mínima de 15°C e 26°C. No Leste do Estado, Três Lagoas pode chegar aos 27°C com chuva isolada durante o dia. Já no Norte e no Pantanal, a previsão é de calor, mesmo com a possibilidade de chuva.

Semana gelada

Mesmo com a chuva, apenas na segunda-feira (16) que as temperaturas devem cair drasticamente em todo estado. A onde de frio deve permanecer sobre Mato Grosso do Sul até a noite de quarta-feira (18).

Na medida que a intensa massa de ar frio avança pelo Estado as temperaturas vão diminuindo gradativamente. Entre terça-feira e quinta-feira (17 a 19 de maio) as temperaturas diminuem bruscamente e as mínimas poderão variar por volta dos 6-8°C.

A quinta-feira (19) deve registrar as menores temperaturas mínimas sobre em Mato Grosso do Sul neste ano. Além disso, há probabilidade de geada, principalmente na região sul.

Sair da versão mobile