Início Notícias Conheça cinco apps para se manter informado durante as Eleições 2020

Conheça cinco apps para se manter informado durante as Eleições 2020

TSE disponibilizou cinco aplicativos para ajudar eleitores, mesários e candidatos.

Para o pleito municipal deste ano, TSE disponibilizou aplicativos a fim de ajudar não somente os eleitores mas também os mesários e candidatos

Em um cenário onde a internet é cada vez mais ocupada para fins políticos, sobretudo após o distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19, é de suma importância saber utilizar os dispositivos digitais para manter-se atualizado durante o período de eleições municipais e se informar sobre os candidatos.

Para o pleito de 2020, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibilizou cinco aplicativos a fim de ajudar não somente os eleitores mas também os mesários e candidatos: Boletim de Mão, Mesário, e-Título, Pardal e Resultados.

Todos os apps, que visam oferecer maior transparência e praticidade nestas eleições, estão disponíveis em lojas virtuais como Google Play e App Store.

Conheça os aplicativos e suas funções

e-Título

A função do e-Título é ser uma espécie digital do título eleitoral. Por meio do dispositivo, é possível saber o endereço do local de votação e obter informações sobre a situação eleitoral. O app permite, ainda, emitir certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, o que pode ser obtido mesmo no dia da eleição.

Aos eleitores que no dia da votação estiverem distantes de seu domicílio eleitoral, eles poderão usar o aplicativo para justificar a ausência. 

A mais recente atualização do aplicativo permite realizar a justificativa por tablet ou celular, assim, oferecendo a possibilidade de que as pendências com a Justiça Eleitoral sejam resolvidas.

Boletim na Mão

O aplicativo Boletim na Mão permite a obtenção dos resultados apurados nas urnas pelo celular ou tablet, e fornece ao eleitor todo o conteúdo dos BUs (Boletins de Urna) – documento que contém o total de votos recebidos pelos candidatos em cada seção – impressos ao final dos trabalhos da seção eleitoral.

No app, o eleitor pode, a partir da leitura do código QR Code impresso no boletim das seções eleitorais, conferir se os dados coletados correspondem aos divulgados posteriormente pelo TSE.

Resultados

Diferente do Boletim de Mão, o app Resultados oferece, após findadas as eleições, acompanhar a contagem dos votos no país e conferir a quantidade de votos candidato por candidato, de acordo com seu interesse e pesquisa no aplicativo.

O dispositivo passou por atualizações e mudanças em seu layout e na exibição do Boletim de Urna de cada seção eleitoral.

Mesário

A todos que foram convocados ou voluntários para colaborar nestas eleições, o aplicativo Mesário fornece informações e detalhes sobre como funcionam as eleições em todo seu processo, além de instruções sobre a atividade dos mesários nas seções eleitorais.

Com a função de preparar aqueles que trabalharem na função de mesário, em 2020 o aplicativo oferecerá um treinamento, no qual cada aula será organizada em blocos de assuntos, como os documentos exigidos aos eleitores, a preparação da seção eleitoral, os materiais disponibilizados para cada local de votação, entre outros.

A cada etapa concluída, a fase seguinte do treinamento é desbloqueada no aplicativo. Ao final de cada bloco, o aluno passa por um teste de perguntas para confirmar os conhecimentos adquiridos na aula anterior.

Pardal

O aplicativo Pardal, que existe há seis anos, incentiva o cidadão a atuar como fiscal da eleição contra propagandas irregulares, e tem como objetivo auxiliar a apuração dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) e do Ministério Público Eleitoral.

Fonte: R7

Sair da versão mobile