Início Confira Corpo de Bombeiros divulga orientações de primeiros socorros no trânsito

Corpo de Bombeiros divulga orientações de primeiros socorros no trânsito

Salvamento dos bombeiros na avenida Afonso Pena (Foto: Bombeiros)

Medidas que podem salvar vidas. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul divulgou neste sábado (12), orientações para a população prestar primeiros socorros no trânsito, após o registro de acidentes com vítimas.

O número de acidentes de trânsito em Campo Grande cresceu em 2021 em relação ao ano anterior. Segundo levantamento do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPMTran) foram mais de 9,7 mil acidentes durante os 12 meses do ano passado. A falta de atenção continua sendo o principal motivo de acidentes, sendo responsável por mais de 7 mil registros, segundo o levantamento.

Em todo 2020, 70 óbitos foram resultantes de acidentes de trânsito. Já em 2021, até o dia 1º de dezembro, 77 pessoas já haviam falecido em decorrência dos acidentes. São contabilizadas as mortes ocorridas no próprio local do acidente e também aquelas registradas até 30 dias após o ocorrido.

Para auxiliar as pessoas envolvidas em acidente até a chegada do socorro, O Corpo de Bombeiros passa algumas orientações à população de como agir nestas situações. Confira.

Depois de um acidente, o primeiro passo é sinalizar o local com o que tiver à mão (triângulo, arbustos), evitando assim, a ocorrência de outros acidentes, como colisões e atropelamentos, enquanto você estiver prestando socorro. Logo em seguida, ligue para a emergência e informe detalhes do ocorrido, como existência de vítimas, tipo do veículo e se há algum vazamento, por conta do risco de explosões e incêndios.

É preciso, ainda, ajudar a vítima a se manter consciente, por isso, converse com ela, faça perguntas, esse processo facilita o socorro profissional, mas se houver algum risco de explosão é preciso manter distância do local.

O que não fazer?

Em caso de acidente é preciso evitar a aglomeração de pessoas ao redor da vítima, uma vez que isso pode prejudicar o resgate e a recuperação do acidentado. Não encoste e nem movimente a vítima, pois ela pode não apresentar muitos ferimentos visíveis, mas talvez tenha algum problema interno que, com mínima movimentação, será agravado.

O único caso no qual é permitido encostar na vítima é se ela estiver com dificuldades para respirar, devido ao cinto de segurança. Solte-o, mas sem mover o corpo.

Em caso de perda de sangue, o aconselhável é realizar pressão direta no local do ferimento. A aplicação de torniquete deve ser realizada apenas por um socorrista treinado. Preocupe-se em deixar a vítima confortável, consciente e aguarde o resgate chegar.

Passo a passo

  1. sinalize o local;
  2. ligue para a emergência (telefone 193);
  3. ajude a manter a vítima consciente;
  4. evite aglomerações e não movimente o corpo da vítima.

Sair da versão mobile