04/03/2020 09h20
Por: Sue Anne Calais
O deputado Barbosinha (DEM-MS) cobrou durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), desta terça-feira (3), que investiga possíveis irregularidades na contas de energia elétrica em Mato Grosso do Sul que a concessionária de energia do Estado, a Energisa, atenda os requerimentos apresentados na Comissão e auxilie nas perícias dos medidores que será realizada pela Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com o deputado a exigência é que a concessionária aponte como vai funcionar as medições, como serão retiradas os aparelhos para aferição e a substituição dos medidores das casas dos consumidores que irão participar da amostragem, destaca.
Ainda ele ressalta que é preciso definir prazos de início e fim das investigações e como vai se dar todo esse processo, ponderou. Barbosinha lembra que a CPI possui caráter eminentemente técnico e que demanda trabalhos periciais para emitir parecer.
Após cobrança, ficou acordado que na próxima segunda-feira (09) será feita reunião para definir um cronograma de ação para dar início as perícias dos medidores.
O deputado Capitão Contar, relator da CPI, representará os deputados no encontro com a Energisa.
Foram convidados para participar da reunião o Inmetro e o Procon. O objetivo é que esses orgãos possam encaminhar denúncias, tomar providências e contribuir com a CPI.
O deputado esclareceu que se caso a Energisa não atenda aos requerimentos formalizados pela CPI medidas judiciais cabíveis devem ser tomadas para obrigar a empresa a cooperar nas perícias nos medidores dos consumidores do Estado.
