Início Segurança Pública Delegacia da Polícia Civil de Dourados passa por reformas

Delegacia da Polícia Civil de Dourados passa por reformas

Sejusp

Responsável por atender quase metade da população de Dourados, a 2ª Delegacia da Polícia Civil do município está ganhando cara e fachada novas. O investimento em melhorias e adequações do prédio da unidade está sendo feito pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Segundo o titular da unidade, delegado Francis Flávio Tadano Freire, os reparos na 2ª DP foram determinados pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira e tem por objetivo melhorar as condições de trabalho dos servidores, para que tenham condições de oferecer um atendimento mais adequado e eficiente ao público.

A revitalização está em ritmo acelerado e inclui pintura e reparos da fachada, adaptação de um depósito de drogas e colocação de gradil na parte externa da 2ª DP. “Essa adaptação do depósito vai melhorar as condições de acondicionamento dos entorpecentes apreendidos, garantindo segurança na custódia, bem como melhorar a questão da segurança orgânica, com a instalação das grades na parte externa da delegacia”, garante o delegado.

Mesmo com as adequações que estão sendo realizadas pela Sejusp, o atendimento ao público continua normal na 2ª DP de Dourados. A previsão é que os reparos sejam concluídos em até 60 dias.

Mais obras

Também em Dourados, o Governo do Estado, por meio da Sejusp está revitalizando a Unidade Regional de Perícias, que está ganhando pintura nova. Já no Corpo de Bombeiros Militar está sendo feita a substituição da estrutura de cobertura e do telhado, além da substituição da rede elétrica e do cabeamento estruturado de voz e dados do 2º Grupamento de Bombeiros Militar de Dourados.

Nova sede do DOF

No início do mês o governador Reinaldo Azambuja esteve em Dourados e assinou a ordem de serviço autorizando o início das obras da nova sede do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron).

Serão mais de R$ 5,1 milhões investidos em um prédio de 1.434 metros quadrados. Elaborado pela segurança pública, o projeto da unidade contempla salas de treinamento, inteligência e logística, além de um heliporto e uma área específica para depósito de veículos apreendidos do tráfico. A construção materializa um sonho de mais de 30 anos e consolida o trabalho da melhor polícia de fronteira do Brasil.

“A sede atual ficou pequena. Ela tem mais de 25 anos. Como a área de atuação do DOF aumentou desse tempo para cá, precisávamos de um complexo moderno para atender toda a demanda”, explicou o governador Reinaldo Azambuja, durante a assinatura da ordem de serviço para início das obras.

Melhorias para a Polícia Civil

Levantamentos e estudos estão sendo feitos para revitalizar os prédios da 1ª Delegacia e da Delegacia Regional de Polícia Civil de Dourados (DRP de Dourados). Entre outras adequações, estão previstas para a 1ª DP a modernização da recepção e a implantação de um parlatório, visando melhorar a segurança no atendimento aos presos. Já para a DRP há previsão de substituição dos pisos, instalação de rampas de acesso, corrimãos e adaptação de sanitários, melhorando a acessibilidade e modernizando a unidade.

As melhorias nas unidades da Polícia Civil são celebradas pelo delegado Regional de Dourados, Lupércio Degerone. “Proporciona ao público interno melhor estrutura e condições de trabalho, além de otimizar o espaço para o público externo, melhorando assim os serviços que prestamos à população, que é a quem devemos servir e proteger”, afirma.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, os mais de R$ 6 milhões em investimentos feitos pelo Governo do Estado em Dourados, representam um marco para a segurança pública. “Permite prestarmos um melhor serviço para toda a população de Mato Grosso do Sul e do resto do país, já que a maioria dos grandes carregamentos de drogas, de contrabando e de armas, que tem como destino os estados vizinhos ou outros continentes, são apreendidos na região de Dourados e esses investimentos validam e reconhecem esse trabalho”, assegura Antônio Carlos Videira.

Sair da versão mobile