Início Cidades Em MS, ‘Enem dos Concursos’ terá 53 locais e 1.079 salas de...

Em MS, ‘Enem dos Concursos’ terá 53 locais e 1.079 salas de aplicação de prova

O concurso será aplicado em quatro cidades de MS(Foto: Freepik)

Exame dia 5 de maio vai selecionar 6.640 novos servidores para 21 órgãos públicos federais, com posse prevista para agosto

No próximo dia 5 de maio, será realizada a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) – apelidado de Enem dos Concursos e em Mato Grosso do Sul foram definidos 53 locais de aplicação e 1.079 salas. Em todo o país, serão 3.665 locais de aplicação de provas e 75.730 salas. As provas vão selecionar 6.640 novos servidores para 21 órgãos da administração pública federal. A previsão é que a posse ocorra em agosto deste ano. A previsão é que a posse ocorra em agosto deste ano.

No Estado serão quatro cidades com aplicação de prova: Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas.

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação, a Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, lidera como o principal local de aplicação, com 5.864 candidatos.

Para garantir a integridade e a transparência do exame, foram estabelecidas medidas de segurança tanto dentro como fora dos locais de realização da prova. Nas salas de aula, os fiscais receberam instruções para impedir que os candidatos saiam com o caderno de questões ou façam anotações do gabarito no cartão de confirmação. As medidas têm por finalidade fortalecer a segurança do concurso e evitar que grupos organizados obtenham acesso às questões e, consequentemente, repassem as respostas para os participantes do exame.

Os candidatos já podem acessar seus locais de prova por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Área do Candidato, no site onde foi realizada a inscrição. É recomendado que os candidatos levem o cartão no dia da prova para facilitar o acesso às informações, como número de inscrição, data, hora e local de aplicação.

No país

As salas estão distribuídas em 228 municípios, em todos os estados brasileiros. Para manter a segurança e a lisura da prova, foram definidas diretrizes de segurança dentro e fora dos locais de aprovação. O governo mapeou 1.442 rotas de distribuição que serão utilizadas para levar o exame. Em todo o país, serão 4.146 coordenações de aplicação. A força de trabalho que vai atuar no concurso é de 215 mil trabalhadores.

Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviço Público, a realização do concurso vai ocorrer em cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes. “A realização da prova em 228 cidades espalhadas pelo país possibilita a democratização do acesso às vagas do serviço público, pois é mais prático e barato para a população realizar o certame próximo de suas casas”, diz.

Sair da versão mobile