Início Saúde Especialista alerta para uso indevido de medicamento para afinar nariz

Especialista alerta para uso indevido de medicamento para afinar nariz

Especialista alerta para uso indevido de medicamento para afinar nariz. (Foto/Divulgação)

Não há evidência científica de que o medicamento produza o efeito

Dentre os vídeos de uma famosa rede social, um tipo em especial tem se popularizado: pessoas usando indevidamente o medicamento isotretinoína com intuito de afinar o nariz. A substância, no entanto, é prescrita para o tratamento de acne, uma vez que diminui a produção das glândulas sebáceas. Médicos dermatologistas estão alertando a população sobre o perigo do procedimento.

“Temos visto aí cenas de antes e depois após o uso do remédio, que é mais conhecido pelo seu nome comercial como roacutan. Esse tratamento, que é prescrito por médico dermatologista, tem seu uso principal indicado para o controle da acne, com riscos à saúde para quem o utiliza indevidamente”, avisa a professora do curso de Medicina da Uniderp, médica dermatologista Jessica Mustafa.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia emitiu alerta declarando que não há qualquer evidência científica de que o medicamento produza o efeito. “No caso da doença rinofima, também conhecida como rosácea, em que o remédio é prescrito para o tratamento, pode ocorrer afinamento do nariz como resultado da redução das glândulas sebáceas. Não há como afirmar que o mesmo efeito ocorra em outras situações”, esclarece a médica.

“A anatomia do nariz está relacionada à genética da pessoa, então, não podemos relacionar o uso da isotretinoína como um agente que tenha capacidade de transformar a largura do nariz. O medicamento não tem essa finalidade e seu uso para esse fim não é recomendado e pode até trazer prejuízos à saúde”, alerta Jessica.

Para utilizar o remédio, o paciente precisa assinar um termo de responsabilidade de que irá seguir as orientações médicas, já que pode provocar danos no fígado e em caso de gravidez, há risco do bebê nascer com malformação. A compra do medicamento só pode ser feita mediante prescrição por meio de receituário do médico dermatologista.

Sair da versão mobile