Início Evento Feira movimenta negócios liderados por mulheres com foco em vendas para Dia...

Feira movimenta negócios liderados por mulheres com foco em vendas para Dia das Mães

Analice Batista representa a empresa Zitrus Mundo Cítrico e é uma das expositoras na feira, com bebidas artesanais cítricas à base de mel e limão. Imagens: Lanna Emi - Sebrae/MS

Até esta sexta-feira, 10 de maio, acontece a Feira de Negócios da Mulher Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae/MS e da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BTW CG). O evento reúne 22 empresárias na sede do Sebrae em Campo Grande, que comercializam de bebidas até roupas, e é a oportunidade para adquirir um presente especial por conta do Dia das Mães, já celebrado no próximo domingo.

A iniciativa tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino e proporcionar aumento de renda e networking para mulheres empreendedoras, considerando a data comemorativa, uma das mais movimentadas para o comércio. “A feira promove negócios e vai até o dia 10, com produtos, presentes e serviços especiais. Costumamos dizer no Sebrae que quando nasce uma mãe, nasce uma empreendedora, então é a oportunidade de homenagear as mães e ao mesmo tempo, fortalecer negócios liderados por mulheres”, destaca a coordenadora de empreendedorismo feminino do Sebrae/MS, Maristela França.

Feira movimenta negócios liderados por mulheres com foco em vendas para Dia das Mães
Equipe organizadora do evento: BPW CG e Sebrae – Foto: Sebrae-MS

De acordo com a presidente da BPW CG, Eliene Amorim da Costa, ações como essa ajudam a posicionar as mulheres no empreendedorismo. “Uma mulher bem-sucedida é uma mulher que tem um dinheiro no bolso. Ela transforma a família dela, ela cuida da família dela, porque nós mulheres, nós somos cuidadoras. Então a BPW em parceria com o Sebrae vem para isso, fortalecer, transformar e empreender. E o empreendedorismo feminino é a saída de sucesso para a mulher”, ressalta a presidente.

A ação permite que as participantes façam networking e acessem novos mercados. “É a primeira vez que participo de um evento do Sebrae e só de estar podendo apresentar minha empresa, já é uma grande oportunidade. Aqui a gente consegue conhecer, divulgar e trocar experiências”, relata a empresária Angela Gnocchi, proprietária do SPA Holistic House. A terapeuta integrativa trouxe para a feira óleos essenciais e seu kit “Ritual Romano”, que contempla um escalda pés e o chá Holistic House.

Além dos itens de bem-estar, pode-se encontrar na feira acessórios diversos. A empresária Amauri Raizer, proprietária da Madam, trouxe suas joias feitas de pedras naturais e espera apresentar para outras mães um pouco desse tesouro natural. “Espero que a feira traga bastante divulgação. A gente consegue mostrar o produto, ter mais conhecimento. Participar de eventos com o Sebrae é sempre levar o produto para novos públicos conhecerem, isso que é importante”, afirma Amauri.

Mais do que ampliar as vendas, estar presente neste tipo de evento traz visibilidade para o trabalho desenvolvido pelas empreendedoras locais. A artesã e presidente do sindicato dos artesãos do Mato Grosso do Sul, Jane Clara Arguello, tem uma parceria com o Sebrae desde que realizou o curso de artesanato há quase trinta anos e é um exemplo disso.

Foto: Sebrae-MS

“Eu estava na primeira turma de artesanato do Sebrae e hoje viajo o Brasil inteiro para apresentar minhas bonecas de cerâmica pelo país. Para mim, essa parceria é ótima, com o Sebrae eu tenho rodadas de negócio, eventos, eu tenho apoio. Para essa feira de Dia das Mães eu trouxe minhas bonecas, cerâmicas e produzi colares novos. Então espero vender bastante”, conta a artesã.

Sebrae Delas

A ampla presença feminina à frente de empresas é impulsionada pelo Sebrae/MS, por meio do programa de aceleração Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, que tem ações para aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. Formulado em 2013, a iniciativa já atendeu, até o momento, mais de 17 mil empreendedoras em Mato Grosso do Sul. Os ciclos têm a duração de oito meses, e em 2024, vai acompanhar as mulheres até novembro.

“Nós queremos apoiar essas mulheres, fomentar o empreendedorismo feminino. Então aqui temos mulheres, empreendedoras, mães. E próximo ao Dia das Mães queremos ajudar a aumentar a renda dessas mulheres, a divulgar seus produtos e serviços. Então, essa parceria com a BPW, e a criação da feira é justamente para incentivar que elas continuem com suas empresas”, afirma a gestora estadual do programa Sebrae Delas em MS, Vânia Bispo Torraca.

Foto: Sebrae-MS

Outra expositora presente é Analice Batista, representando sua tia, Gláucia Magali, proprietária da Zitrus Mundo Cítrico. A empresa que produz bebidas artesanais cítricas, com base de mel e limão. “As bebidas cítricas existem há quatros anos, mas a Zitrus nasceu somente após a parceria com o Sebrae. Minha tia passou a ter o acompanhamento do Sebrae Delas. Eles reestruturam o negócio dela, criaram uma marca, sem falar de todas as consultorias que ela participou. Essa parceria mudou tudo”, afirmou Analice.

Além dela, o evento foi uma oportunidade para Luciana Santos apresentar seus novos produtos. Acompanhada pelo programa desde o ciclo 2023, a empresa Alecrim Cosméticos, nasceu durante a pandemia e se solidificou com o apoio do Sebrae Delas. “O Sebrae me ajudou a posicionar a minha marca e, principalmente, me ajudou a conhecer a Luciana empreendedora. Estar em um evento como esse é muito importante, gera muita venda e muito networking”. A empresária trouxe para a feira cosméticos e fez questão de inaugurar sua nova linha de skincare para mulheres 30+, na feira.

Serviço – Feira de Negócios da Mulher Empreendedora

Data: 09 e 10 de maio

Hora: 08h às 17h

Local: Sede Sebrae (Avenida Mato Grosso, 1.661, Centro, Campo Grande/MS)

Entrada: Gratuito

Sair da versão mobile