Início Notícias Idosos vacinados em outra cidade poderão ter dose de reforço na Capital

Idosos vacinados em outra cidade poderão ter dose de reforço na Capital

Um dos pontos de vacinação nesta segunda-feira (26)

Os gestores da prefeitura de Campo Grande anunciaram na tarde desta quinta-feira (16), que o município irá abrir vacinação contra Covid 19, em terceira dose ou dose reforço a idoso, que não são moradores da Capital. Ou que, os idosos vacinados em outra cidade poderão ter a D3 na Capital, mas todos devem realizar um requerimento/pedido a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Veja abaixo o que é necessário para o cadastro. Sem ele, não será liberado sem autorização nos postos de vacinação. Para tomar o imunizante é preciso comprovar que as duas doses já tenham sido anteriormente aplicadas. 

A ação municipal visa atingir pessoas com mais de 60 anos que tomaram as duas doses da vacina contra Covid-19 no interior do Estado ou em outras cidades do país, mas estejam agora morando em Campo Grande. Todos podem requerer a dose de reforço, mas para realizar o requerimento da vacina, é necessário realizar o pedido da sede da Sesau, com o comprovante de vacinação em mãos. “A pessoa irá protocolar a requisição, preenchendo um formulário onde ela explica porque precisa que a vacina seja aplicada aqui e comprovar que as duas doses foram aplicadas, através do cartão de vacinação”, explica o titular da pasta, José Mauro Filho. 

O secretário, já avisa que o sistema municipal de lançamento de doses ainda não está conectado diretamente à plataforma nacional. Assim, não há como acessar a carteira digital. “O cartão papel é o comprovante a ‘olhos nu’ e a maneira de garantir que a pessoa não está recebendo doses da vacina além do necessário, uma vez que irá fazer a checagem das informações no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI)”, explicou Filho.

“Após o recebimento do formulário, será feita a análise do caso e, comprovada a aplicação das duas doses, o requerente receberá uma ligação informando o local que ele deverá comparecer para tomar a dose de reforço. A estratégia foi adotada para controle de doses, uma vez que o quantitativo total enviado pelo Ministério da Saúde é baseado na população de cada município e estes idosos não estão contabilizados como moradores de Campo Grande”, completa o secretário.

Para protocolar o requerimento de dose de reforço 

Conforme anuncio da prefeitura, quem necessita requerer a dose de reforço deve ir diretamente à SESAU, na Rua Bahia, número 280. No setor de Protocolo, deverá realizar o requerimento para Solicitação de Terceira Dose, anexando os documentos:  

  • Comprovante de Residência em Campo Grande MS,  
  • Cópia de Documento Pessoal (RG ou CNH),  
  • Cópia da Carteirinha de Vacinação com as informações das Primeiras doses de vacina contra Covid-19, 
  • Número de Telefone de Contato. 

“Sem esta solicitação, quem tomou as duas doses fora de Campo Grande não receberá o reforço vacinal, mesmo que compareça diretamente a um dos pontos de vacinação da cidade, uma vez que, assim que autorizada, a pessoa será referenciada para um local de imunização específico”, ratifica o secretário José Mauro Filho. 

Sair da versão mobile