Início Oportunidade Inscrições para concurso da Guarda Municipal são prorrogadas até 15 de março

Inscrições para concurso da Guarda Municipal são prorrogadas até 15 de março

Equipe da Guarda Civil Metropolitana na Rodoviária de Campo Grande (Foto: Divulgação PMCG)

A Prefeitura de Campo Grande publicou nesta segunda-fera (01), no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), o Edital nº 02/2020, que prorroga o prazo das incrições para a prova do concurso público para cargos do quadro permanente da Guarda Civil Metropolitana para o dia 15 de março de 2021 e pagamento do Boleto até 16 de março de 2021, em horário de expediente bancário. O cronograma das datas atualizadas será disponibilizado no site do Instituto SELECON.

O concurso oferece 273 vagas e salário de 1.690,02 + Bolsa Alimentação no valor de R$ 294,00.  A inscrição será feita somente pela internet no site www.selecon.org.br, no ambiente do candidato, onde estarão disponibilizados para impressão o boleto bancário, o Edital e seus anexos, que contêm toda a regulamentação do Concurso, cabendo ao candidato observar os seguintes procedimentos.

A prova objetiva de conhecimentos será realizada no dia 16/05/2021, das 8h30min às 12h30min. O local de prova, com endereço, a sala, e o horário da prova serão informados ao candidato por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), a ser disponibilizado no dia 11/05/2021, no endereço eletrônico www.selecon.org.br.

São atribuições básicas do Guarda Civil Metropolitano 3ª Classe:

Coordenar e executar o policiamento preventivo da cidade, para proteção dos bens de uso comum do povo, compreendendo logradouros, vias públicas, parques, praças, jardins, edifícios públicos e quaisquer outros de domínio público municipal; exercer funções de poder de polícia administrativa, por atribuição legal ou delegação específica, para o cumprimento do disposto na Lei n. 2.909, de 27 de julho de 1992, que instituiu o Código de Polícia Administrativa do Município de Campo Grande.

E, também, prevenir, inibir, coibir, pela presença e vigilância, as infrações penais e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais, para prevenir, em especial, a ocorrência de atos ilícitos, danos, vandalismo e sinistros; planejar, coordenar e executar as atividades de preservação e proteção de bens, equipamentos e prédios públicos do Município de Campo Grande, em especial, unidades escolares e saúde, centros de assistência social, museus e prédios utilizados na prestação de serviços públicos de competência municipal.

E, fiscalizar a utilização adequada dos parques, jardins, praças, cemitérios, mercados públicos e feiras-livres, além de outras áreas do patrimônio natural do Município, para proteção e conservação do meio ambiente e defesa da fauna e da flora; organizar, coordenar e implementar ações, serviços e operações de defesa civil no território do Município de Campo Grande, especialmente, nas situações de calamidade pública e ocorrências de sinistros que importem em danos a bens e pessoas.

E, atuar com ações preventivas na segurança escolar, zelando pelo entorno e participando de ações educativas com o corpo discente e docente das unidades de ensino municipal, de forma a colaborar com a implantação da cultura de paz na comunidade local; desenvolver ações de prevenção primária à violência, isoladamente ou em conjunto com os demais órgãos da própria municipalidade, de outros Municípios ou das esferas estadual e federal; entre outras atribuições descritas no Edital.

O Edital completo está publicado no suplemento do Diogrande nº 6.151, que pode ser conferido no endereço eletrônico https://diogrande.campogrande.ms.gov.br/

Sair da versão mobile