Início Cultura Inscrições para oficinas de arte do projeto REMI nas Moreninhas seguem abertas

Inscrições para oficinas de arte do projeto REMI nas Moreninhas seguem abertas

Victor Macaulin grafitando em Campo Grande (Foto: Projeto REMI)

Continuam abertas as inscrições para diversas oficinas culturais a serem ministradas no Centro Comunitário das Moreninhas I e II, região sul de Campo Grande. Elas fazem parte do projeto REMI (Reconstrução de Memória e Identidade), idealizado pela banda Projeto Kzulo. Os interessados podem acessar o site para se inscrever até sexta-feira (22): www.projetoremi.com/. As aulas começam a partir do dia 23 de outubro e seguem pelos três sábados seguintes.

Serão ministradas 7 oficinas com aulas aos fins de semana, com os respectivos artistas: Arte Urbana – técnicas em grafite, com Victor Macaulin; Fotografia, com Thauanny Maíra; Performance e Corpo – dança, com a artista Flora Lira; Teatro Imaginário e Afetivo, com Jefley Maurício; Musicalização pelo Ritmo, com Anderson Salgado; Arte Terena em Dança, Trajes e Grafismo, com Bianca Francelino e Arte Terena Gráfica em Tela, com Bryant Soares. Os dois últimos indígenas jovens da Marçal de Souza.

Cada turma será composta de até 10 jovens para que não gere aglomeração e seja respeitado o distanciamento social. Segundo um dos idealizadores e produtor do projeto, o arquiteto e artista de multilinguagens Julian Vargas, a escolha das oficinas foi primeiro ofertada pelos parceiros do Projeto Kzulo, o qual ele integra, e depois conversada com pessoas próximas à comunidade. “Foi uma construção coletiva, deixamos aberto para eles oferecerem, pensarem nas áreas, tudo foi conversado”, afirma.

“A parte das artes visuais vai contar com questões contemporâneas, como a linguagem fotográfica, arte urbana, grafite, lambe, assim como questões tradicionais, como a arte indígena Terena. No teatro também há a linguagem da performance, que é algo mais moderno e também terá uma abordagem mais afetiva na outra oficina, um outro tipo de pesquisa. E ainda será oferecida a musicalização, que aborda o ritmo, entre outras áreas da música”, explica.

Inscrições para oficinas de arte do projeto REMI nas Moreninhas seguem abertas
Oficina de teatro afetivo (Projeto REMI)

As oficinas nas Moreninhas já é a segunda etapa do projeto. “Realizamos as mesmas oficinas na aldeia Marçal de Souza e foi incrível a experiência e cada comunidade é única, por isso acreditamos que, agora, vem uma nova vivência, fruto de todo um diálogo que a gente já vinha mantendo com lideranças dos bairros que englobam a Moreninha”, enfatiza Ricardo José, contrabaixista do Projeto Kzulo.

Outras informações sobre o Projeto REMI basta acessar o site (www.projetoremi.com) ou pela página do projeto no Instagram (@projetoremi). Em ambos os canais é possível ter acesso à ficha de inscrição de cada oficina.

O REMI conta com recurso do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), oriundo da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), órgão vinculado à Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Anderson Salgado, que ministrará oficina de musicalização (Projeto REMI);
Sair da versão mobile