Início Trânsito Maio Amarelo: aumenta número de vítimas de acidentes de trânsito na Santa...

Maio Amarelo: aumenta número de vítimas de acidentes de trânsito na Santa Casa

Pronto Socorro da Santa Casa de Campo Grande (Foto: Santa Casa/Divulgação)

A educação no trânsito, enfatizando a importância do respeito às leis, reflete no atendimento hospitalar

O mês de maio é dedicado à campanha do Maio Amarelo, que tem como objetivo a conscientização e valorização a vida no trânsito. Mas, o primeiro quadrimestre mostra aumento de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, segundo levantamento da Santa Casa de Campo Grande.

De janeiro a abril, houve um aumento de 5% nos atendimentos relacionados a acidentes de trânsito em 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Nestes quatro primeiros meses, foram 1.846 atendimentos contra 1.745 no mesmo período do ano passado.

Durante todo o ano de 2023, foram mais de 5,8 mil casos de entradas no hospital por motivo de acidente de trânsito, envolvendo carros, motos, bicicletas, pedestres, ônibus, entre outros. Já em 2024, até abril, foram registrados mais de 1,8 mil atendimentos.

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicam que, no Brasil, os acidentes de trânsito representam uma das principais causas de morte e incapacidade. Anualmente, são registradas aproximadamente 45 mil mortes em decorrência desses sinistros, com um custo de quase R$ 50 bilhões para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Esses números revelam a importância das iniciativas de conscientização promovidas pela campanha Maio Amarelo. Neste sentido, a Santa Casa lançou na última quarta-feira (1º), a campanha “Paz no Trânsito Começa por Você”, tema estabelecido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

O objetivo é de reduzir os índices de acidentes de trânsito e suas consequências negativas para a saúde pública. “Neste ano de 2024, o foco do ‘Maio Amarelo’ é a educação no trânsito, enfatizando a importância do respeito às leis, que se reflete no atendimento hospitalar”, ressaltou nota do hospital.

Para a presidente da Santa Casa, Alir Terra Lima, cada vida preservada nas estradas reflete o sucesso de ações como o Maio Amarelo. “Muitos não compreendem essa relação direta entre os acidentes de trânsito e a superlotação de nossos hospitais pelo Brasil. Cada incidente nas ruas não é apenas um número a mais nas estatísticas, é uma vida que se altera, uma família que se abala e uma cadeia de impactos que se reflete em nossos corredores e leitos”, comenta.

“É importante unirmos esforços para promover a conscientização sobre segurança viária, pois ao zelar pela integridade de nossa sociedade nas estradas, estamos também preservando a capacidade de nosso hospital de atender com excelência a todos que necessitam de nossos cuidados”, conclui Alir Terra

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento da sociedade civil e dos órgão relacionados ao Trânsito que apoia e realiza ações de orientação e sensibilização para um trânsito seguro. A cada ano, é escolhido um tema para reflexão durante o mês de maio.

Em 2024, o Movimento traz o tema “Paz no trânsito começa por você”, buscando a reflexão de toda sociedade para comportamento no dia a dia.

Sair da versão mobile