Início Últimas Notícias Mais de 196 mil ainda não enviaram declaração do Imposto de Renda...

Mais de 196 mil ainda não enviaram declaração do Imposto de Renda 2019 em MS

Prazo de apresentação da declaração vai até 30 de abril; quem estiver obrigado a apresentar e deixar de fazê-lo no prazo estará sujeito a multa.

22/04/2019 19h25
Por: Redação

A pouco mais de uma semana do final do prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda 2019, mais de 106 mil contribuintes ainda não enviaram o documento à Receita. Até as 10h desta segunda-feira (22), o órgão em Mato Grosso do Sul havia recebido 52,91% das 418 mil declarações esperadas.

Devem declarar o IR neste ano os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado.

O prazo para entrega do documento termina em 30 de abril. A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo corresponde a 20% do imposto devido.

As restituições começarão a ser pagas em junho e seguem até dezembro para os contribuintes cujas declarações não caíram na malha fina. Os valores são corrigidos pela variação dos juros básicos da economia (taxa Selic), atualmente em 6,5% ao ano.

Como declarar

Para acertar as contas com o leão, o contribuinte deve baixar o programa gerador do IR. Também pode declarar por meio de “tablets” ou “smartphones”. Nesse caso, deve buscar os aplicativos nas lojas virtuais. A entrega pode ser feita, ainda, na página do próprio Fisco, no formato “online” – com certificado digital.

O contribuinte pode importar dados de 2018 para facilitar a declaração, o que deve ser feito logo no início do preenchimento. No caso de a última declaração ter sido retificada, é preciso substituir pelo número do recibo da última retificadora online.

O Receitanet (programa para o envio da declaração) foi incorporado ao programa do IR 2019, não sendo necessária sua instalação em separado. A Receita informa, porém, que o serviço de recepção de declarações não funciona no período entre 0h e 4h da manhã (horário de MS).

Sair da versão mobile