Início Interior Mais uma casa de reza é incendiada em aldeia Guarani

Mais uma casa de reza é incendiada em aldeia Guarani

Imagem ilustrativa, não corresponde ao fato (Foto/Divulgação)

Um incêndio atingiu uma casa de reza em uma aldeia indígena Guarani localizada em Douradina, a 192 Km da Capital. O fogo teria sido provocado durante a madrugada. As suspeitas são de que tenha sido criminoso, motivado por intolerância religiosa.

Conforme o Boletim de Ocorrência no interior do local dormiam três adolescentes, mais outras mulheres idosas, no entanto todos saíram sem ferimentos, fugindo ao perceberem o fogo.

Em um trecho do boletim, uma testemunha relata, que estava em casa próximo ao local do incêndio, junto aos familiares e que a esposa teria ouvido pessoas conversando ao lado de fora, sentiu cheiro forte de gasolina e em seguida um barulho, semelhante a um disparo de arma de fogo.

Na sequência, o fogo teria tido início, consumindo toda a estruturada oca principal em poucos instantes.

A entidade indígena afirmou que o fato ocorreu em uma oga pysy, uma  casa de reza tradicional Kaiowá, na aldeia Ita’y Kagurusu, e que crianças e idosas dormiam no interior do local, mas conseguiram escapar a tempo. “A oga pysy (casa de reza) é patrimônio coletivo da religião do povo Guarani-Kaiowá”.

Uma investigação foi solicitada por parte da PF (Polícia Federal) e MPF (Ministério Público Federal) e informado que outros cinco casos semelhantes aconteceram somente neste ano. “A religião Guarani-Kaiowá está sofrendo ameaças frequentes de intolerância religiosa […] os rezadores(as) Nhanderu e Nhandesy sofrem cerco de ameaça de morte por praticar religião do povo Guarani-Kaiowá”.

Sair da versão mobile