Início Ensino Superior Ministério da Educação prorroga prazo de convocações da lista de espera do...

Ministério da Educação prorroga prazo de convocações da lista de espera do Fies

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) — (Foto: Reprodução)

17 de maio é a nova data para quem participa do processo seletivo para fechar contratos de empréstimo e pagar a graduação

O Ministério da Educação prorrogou o prazo final para as convocações do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para o dia 17 de maio. A convocação acontece por meio da lista de espera do processo seletivo do primeiro semestre de 2024. A princípio, essa etapa do processo seletivo terminaria na próxima terça-feira (30).

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (26), após reclamações de estudantes alegando que erros da pasta no processo seletivo estão atrapalhando a chamada de novos alunos na lista de espera.

Os estudantes — que disputam mais de 67 mil vagas para fechar contratos de empréstimo e pagar a graduação — relatam falhas técnicas, demora excessiva na fila de espera e outros problemas que, na visão deles, exigiriam uma ampliação do prazo de inscrições.

Confira as reclamações dos estudantes:

  • Problemas técnicos no sistema eletrônico — desde o início do processo seletivo — onde os estudantes enviam a documentação para a matrícula, causando atraso nas etapas seguintes
  • Listas de espera que não “rodam” conforme o esperado, fazendo com que diversos estudantes vetados na 1ª chamada não sejam convocados.
  • A mesma pessoa sendo aprovada em mais de uma opção de curso — prática vetada pelo edital do Fies

Os estudantes também contestam que o edital do Fies, publicado em 7 de março, saiu quase dois meses após os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para fim de comparação, em 2023 o documento saiu em 27 de janeiro, antes mesmo das notas da prova.

Fies

No primeiro semestre deste ano, o Fies oferece 67.301 vagas aos estudantes. Até o momento, o MEC já fez cinco chamadas de candidatos da lista de espera.Play Video

Caso todas as vagas não sejam preenchidas nesta edição do primeiro semestre, elas se somarão aos do processo do segundo semestre.

Ao todo, estima-se que o Fundo ofereça 112.168 vagas em 2024.

Sair da versão mobile