O mutirão teve início no dia 10 de fevereiro e deverá prosseguir até abril
02/03/2020 09h05
Por: Sue Anne Calais
Com o objetivo de reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas oftalmológicas, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Saúde firmou parceria com o Hospital da SIAS (Sociedade Integrada de Assistência Social) de Fátima do Sul, para a realização de um mutirão de cirurgias oftalmológicas para os 33 municípios da macrorregião da Grande Dourados.
São ofertadas 4.000 consultas e 1.612 procedimentos, como capsolotomia a yag laser, fotocoagulação, cirurgias de catarata, vitrectomia e pterígio.
O mutirão teve início no dia 10 de fevereiro e deverá prosseguir até abril.
Em média, estão sendo realizadas diariamente 130 consultas. Até o dia 27 de fevereiro, foram triadas 208 cirurgias de catarata, 72 cirurgias de retina, 111 de pterígio e 32 de yag laser, que serão realizadas a partir do dia 6 de março.
O secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que desde o último dia 10 de fevereiro foram ofertadas 1.460 vagas de consultas médicas na área de oftalmologia. As solicitações para autorização das cirurgias já estão sendo iniciadas e tem previsão para a próxima sexta-feira (6) e serão encaminhadas para a Central de Regulação, conclui.
O atendimento foi disponibilizado para os 33 municípios da macrorregião da Grande Dourados e já atendeu pacientes de Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Batayporã, Caarapó, Campo Grande, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dourados, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Ivinhema, Jateí, Laguna Carapã, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sonora, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.
