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Aplicativos e serviços digitais colocam Governo na palma da mão dos cidadãos em MS

Gestão de Reinaldo Azambuja tem desenvolvido canais digitais de atendimento priorizando critérios como transparência, modernização e redução de custos.

16/01/2019 06h25
Por: Redação

Acessar serviços públicos via smarthphone já é possível em Mato Grosso do Sul, por meio de plataformas e aplicativos desenvolvidos pelo Governo do Estado para aproximar o atendimento da população. Pelo celular o cidadão sul-mato-grossense consegue abrir uma empresa (Jucems Digital), registrar um boletim de ocorrência (B.O Online) e escolher a escola onde os filhos irão estudar (Matrícula Digital).

Ele também tem a comodidade de trafegar somente com a versão online de sua carteira de habilitação (CNH Digital) e até de ser avisado pela Defesa Civil por mensagem de texto das intempéries (cadastro para alerta de desastre via SMS). Pode ainda avaliar a qualidade dos serviços públicos oferecidos por todos os órgãos e autarquias estaduais (e-OUV). Se encontrar problema em alguma rodovia, consegue avisar as autoridades e receber retorno pelo próprio aplicativo (Rodovia Viva PMR MS) após checagem de um policial.

Confira alguns desses principais serviços disponibilizados pelo Governo na versão digital:

Detran Mobile – Aplicativo lançado em dezembro do ano passado e que já obteve mais de cinco mil downloads, oferece acesso para consulta e pagamento de multas, licenciamentos e informação sobre pontuação dos motoristas.

Disponível para tablets e smartphones dos sistemas Android e IOS. Já possui avaliação de 4,1 estrelas pelos usuários em uma escala de até cinco pontos.

CNH Digital – A versão digital da Carteira Nacional de Habitação tem o mesmo valor do documento impresso e não possui custos. Após baixar o aplicativo e fazer o cadastro, ela pode ser acessada off-line, sem necessidade de conexão com a internet. É necessário ter a versão impressa emitida a partir de 02 de maio de 2017, que possui QR Code na parte interna.

BO Online – Registrar ocorrências policiais pela internet é possível para os crimes como furto e extravio evitando que o cidadão tenha que se deslocar a uma delegacia. O serviço é disponibilizado pelo endereço devir.pc.ms.gov.br.

e-OUV – Plataforma na internet que recebe denúncias, reclamações, sugestões, elogios e solicitações sobre todos os órgãos e entidades do Poder Executivo. Os contatos são enviados à Controladoria Geral do Estado. Disponível pelo endereço: www.ouvidorias.ms.gov.br.

Matricula Digital – Pela internet, os pais e responsáveis podem renovar o pedido de matrícula na mesma escola ou escolher três novas opções e a apresentação de documentos é feita em períodos determinados. Colocou fim às longas filas de espera para matrícula nas portas das escolas.

GuiAgepan – Aplicativo contendo os endereços, telefones, sites e centrais de atendimento do Governo do Estado com uma descrição dos serviços oferecidos em cada um deles. Também pode ser consultado pelo site http://guia.agepan.ms.gov.br/.

Alerta de desastres por SMS – Prestes a completar um ano, o sistema é monitorado e abastecido pela Defesa Civil que na iminência de intempéries ou algum desastre natural envia uma mensagem de texto para a população se prevenir. O serviço é gratuito e basta enviar uma mensagem para 40199 solicitando adesão.

Resenha Virtual – Aplicativo destinado aos produtores e que simplifica a troca de informações sanitárias do rebanho de equídeos no Estado. O programa faz parte das ações do planejamento estratégico da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), que busca tornar mais ágil e seguro o transporte de animais dentro do Estado.

Mira – Aplicativo utilizado na rede estadual de ensino que além de ser utilizado pelos professores para monitorar a presença dos alunos em sala de aula envia SMS às famílias dos estudantes com informações sobre a frequência deles, ajudando a combater a evasão escolar.

Jucems Digital – Plataforma que disponibiliza a prestação de serviço de registro empresarial 100% pela internet, com assinatura digital, segurança jurídica e confiabilidade, garantindo maior acessibilidade do empresário aos serviços da Junta Comercial.

Newsletter – Boletins informativos diários emitidos online pela Comunicação Oficial do Governo do Estado à imprensa para que as ações, projetos e programas desenvolvidos pelo Estado cheguem ao conhecimento da população. Disponibilizados mediante cadastramento.

Rodovia Viva PMR MS – Lançado em dezembro do ano passado, permite à população enviar informações sobre acidentes e problemas nas rodovias e receber retorno da Polícia Rodoviária Estadual após checagem da ocorrência.

Oferece ainda aviso sobre trechos interditados e rotas alternativas e novos serviços já estão em fase de desenvolvimento para serem agregados ao aplicativo.

Aplicativos e serviços digitais colocam Governo na palma da mão dos cidadãos em MS

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