17.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de abril, 2024
spot_img

Chuva de meteoros será visível do Brasil neste domingo

No Brasil será visível principalmente a partir das regiões Norte e Nordeste

20/10/2018 12h51
Por: Terra

este domingo (22), o Brasil poderá acompanhar a olho nu a chuva de meteoros periódica chamada Liríadas. O fenômeno poderá ser observado em várias partes do mundo, e no Brasil será visível principalmente a partir das regiões Norte e Nordeste.

Como explica o Observatório Nacional, este evento acontece todo ano, com um fluxo de 10 a 20 meteoros rasgando o céu por hora. No ápice, esse número pode chegar a até 100 meteoros por hora.

A chuva de meteoros ocorre quando a Terra “invade” a órbita de um cometa. Os cientistas conseguem prever quando isso vai acontecer pelo cálculo de órbitas de cometas já conhecidos. Os fragmentos desses cometas entram na atmosfera e se queimam formando o rastro de luz, muitas vezes visível.

O próximo fenômeno acontecerá na madrugada de domingo para segunda (23) e a expectativa é de que poderemos ver alguns rastros no céu. A chuva de estrelas cadentes aparecerá por alguns instantes no céu, com pico próximo da estrela brilhante Vega, no horizonte norte, ainda antes do amanhecer. É importante ressaltar que para observar a Liríadas adequadamente é preciso estar em um lugar onde o céu não esteja encoberto e longe das luzes das cidades.

Vale lembrar que, apesar de meteoros serem corpos celestes entrando na atmosfera terrestres, não há risco para os habitantes da Terra, uma vez que os fragmentos são pequenos para a escala espacial e se esfarelam antes mesmo de chegarem ao solo.

(Canaltech)

Fale com a Redação