22.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Federação faz recomendações para prevenção dos jornalistas durante a pandemia

27/04/2020 09h13
Da redação com informações da assessoria

Como você soube do #coronavírus? Enquanto está em isolamento, como acompanha as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS)? Como toma conhecimento sobre o que o Estado tem feito para conter a Covid-19? Provavelmente, a maior parte da informação que você tem foi produzida por um jornalista e chegou a sua casa por meio da TV, rádio ou internet. A atividade está entre os serviços essenciais e vem ajudando no combate à doença.

Várias recomendações para o cuidado com os profissionais dessa área estão sendo feitas às empresas de comunicação, para a adoção de medidas contra o vírus. Entre elas estão recomendações feitas pela Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj): readequação do trabalho jornalístico, com a realização de teletrabalho no maior número de atividades e funções possíveis; restrição de circulação nas ilhas de edição em até duas pessoas; rodízio de jornada e redução na quantidade de trabalhadores em 50% nas redações; oferta de equipamentos de proteção individual, inclusive máscaras e álcool em gel; não-compartilhamento de equipamentos; isolamento de profissionais que retornam de viagens internacionais; limpeza do ambiente e de objetos de trabalho, entre outras.

Saúde não é apenas a ausência de doenças, mas a garantia de qualidade de vida. Ou seja, condições dignas de trabalho, um ambiente livre do assédio moral e um maior controle das atividades por quem as executa.

Irregularidades relacionadas à Covid-19 devem ser denunciadas. Acesse o site www.prt24.mpt.mp.br ou baixe o App MPT Pardal.

Quer ler a íntegra das orientações da Fenaj? Digite o link a seguir no navegador do celular ou computador: https://bit.ly/2UOSyLL

Divulgação

Fale com a Redação