20.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Saiba como cuidar da sua saúde mental e física na quarentena

O isolamento social não é algo fácil, além da ansiedade, a restrição pode aumentar o consumo desnecessário de comida e afetar a saúde de diversas maneiras

04/04/2020 13h25
Por: Suelen Morales

Nem só de comida e notícias tristes viverá teu corpo. Segundo orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), fazer exercícios em academias está momentaneamente proibido. Mas, isso não quer dizer que você deve ficar isolado em casa sem praticar algum tipo de exercício físico. Pensando nisso, o profissional em Educação Física, Márcio Alexandre Alencar de 49 anos, separou algumas dicas fáceis de como cuidar do corpo e da mente na quarentena.

Segundo ele, manter-se ativo neste período de quarentena traz diversos benefícios ao corpo, como o aumento da imunidade. Realizar atividades físicas ao ar livre no fundo ou na varanda de casa, também é boa opção para reavivar os ânimos.

A aluna do personal, Marlucy Clélia de 32 anos garante que tem feito de tudo para se movimentar nesse período de isolamento. Ela aproveita para gravar vídeos e incentivar pessoas através de suas redes sociais.
“Eu continuo com os treinamentos em casa. O Márcio envia vídeos explicando como fazer os exercícios, eu coloco uma música para animar e procuro variar entre os locais da casa pra me exercitar”, conta.

Confira as dicas de saúde mental que fazem a diferença:

  • Melhore a gestão do tempo (Comece organizando a rotina em uma agenda, em um calendário ou em programas específicos de gerenciamento do tempo).

  • Use a tecnologia ao seu favor (Explore aplicativos com funcionalidades voltadas para organizar a agenda e otimizar as horas diárias).

  • Pratique atividades físicas (Afinal, um corpo saudável é mais disposto, estimula a motivação, felicidade e até a produtividade).

– Conviva com as pessoas que ama (Desfrutar de um tempo ao lado das pessoas que ama, faz com que a vida tenha sentido e cor).

  • Tenha momentos de lazer (Quais ações você tem adotado no seu dia a dia para promover o bem-estar e aproveitar a vida?)

– Priorize uma boa noite de sono (Você precisa dormir quantas horas para realmente se sentir descansado? Nesses dias de isolamento social essa rotina pode ficar desregulada).

– Cuide da alimentação (Uma alimentação balanceada e bem distribuída ao longo do dia mantém o organismo equilibrado e nutrido. Não adianta se alimentar bem no café da manhã e passar horas sem ingerir água e alimentos).

Márcio Alexandre é personal trainer há 10 anos
Foto/Divulgação

Fale com a Redação