26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Campo Grande tem média de 9,4 acidentes de trabalho por dia

A Capital registrou 3.405 casos em 2018, sendo 10% a mais que em relação ao ano anterior.

30/03/2019 15h38
Por: Redação

Campo Grande registrou média de 9,4 acidentes de trabalho por dia no ano passado, sendo responsável por 41% dos acidentes registrados em Mato grosso do Sul, conforme aponta o Ministério Público do Trabalho no Estado (MPT/MS).

A Capital teve 3.405 casos registrados no ano passado, quase 10% a mais em relação a 2017. EM segundo lugar no ranking aparece Dourados com 794 notificações. O município apresentou um aumento de 18%, o que se deve especialmente aos acidentes ocorridos no setor frigorífico em 2018. Três Lagoas é o terceiro no ranking de acidentes de trabalho, com 580 casos, o que representa uma queda de 15% se comparado a 2017.

Em todo o Estado foram registrados 8.331 acidentes de trabalho e 32 vítimas fatais. Em 2017, o estado contabilizou 8.091 casos com 38 mortes.

A boa notícia é que os acidentes fatais diminuíram 16%. As profissões com maior número de notificações são alimentador de linha de produção, coletor de lixo domiciliar, técnico de enfermagem, trabalhador rural e motorista de caminhão.

Para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de investir na proteção à saúde e à segurança dos trabalhadores, o MPT lança campanha que integra as ações do Abril Verde de 2019, com o alerta de que é preciso “gerir riscos, prevenir acidentes, promover saúde no trabalho”.

A campanha conta com parceria da Organização Internacional do Trabalho, do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. O conteúdo pode ser conferido nas redes sociais do MPT durante o mês, quando acontecem ações em diversos estados com participação da instituição.

Em Campo Grande, a campanha tem inicio na segunda-feira (1º) e vai até o final do mês, com palestras, panfletagem e visitas técnicas para alertar empregados e empregadores sobre a importância de cuidar da saúde e da segurança do ambiente laboral.

Neste primeiro dia de campanha, haverá palestra sobre segurança e saúde do trabalho para funcionários terceirizados de diversos órgãos públicos, na sede do TRT, no Parque dos Poderes. Na quarta-feira (3), o Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin-24) – composto pelo MPT, TRT, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Fundacentro, Cerest Regional Campo Grande, Cerest Estadual e Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul – irá se reunir para discutir as ações a serem implementadas.

No dia 8 de abril, professores da rede pública de ensino participarão da palestra “Educação é lugar de saúde, não de doença”, com o psicólogo Rossandro Klinjey, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

Membros do Getrin-24 e técnicos de segurança do trabalho farão uma visita técnica ao aterro sanitário de Campo Grande, no dia 26, data em que também ocorrerá uma panfletagem na Praça Ary Coelho, região central da cidade, das 8h às 10h. Já no dia 30 de abril, profissionais da área da saúde terão um Seminário sobre Saúde Mental, no Museu das Culturas Dom Bosco.

Prédios públicos iluminados

Durante todo o mês de abril, as fachadas do Ministério Público do Trabalho – Campo Grande, Dourados e Três Lagoas –, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 24ª Região e do Fórum Trabalhista de Campo Grande serão iluminadas com a cor verde para chamar a atenção da população. O obelisco na Afonso Pena, o paliteiro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a torre da TV Morena, a Câmara Municipal de Campo Grande, a Assembleia Legislativa e o prédio da Faculdade de Tecnologia do SENAI também receberão iluminação verde.

Por que o mês de abril?

Além do Dia da Saúde ser comemorado em 7 de abril, o dia 28 de abril é marcado pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei 11.121, criando, na mesma data, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

No ano passado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou a Lei 5.196/2018, sugerida pelo TRT/MS, instituindo o Mês “Abril Verde” e o Dia Estadual em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A Câmara Municipal de Campo Grande também criou a Lei 6.005/2018, inserindo no calendário oficial da cidade o mês de prevenção de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais.

Pixabay

Fale com a Redação