27.2 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Concurso da Educação registra 18% de abstenção para administrativos e 2% para o Magistério

Haviam 24.171 candidatos inscritos

19/02/2019 11h08
Por: Redação

O concurso público da Educação de Mato Grosso do Sul, realizado nesse domingo (17) registrou abstenção de 18,1% nas provas para os cargos administrativos e 2,7% para a prova discursiva do Magistério. A informação é da Fundação de Apoio a Pesquisa, ao Ensino e Assistência do Rio de Janeiro (Funrio) responsável pela aplicação das provas.

De 24.171 candidatos inscritos para os cargos de assistente de atividades educacionais, agente de limpeza e agente de merenda, 4.395 não compareceram para realizar as provas. O índice maior de faltosos foi em Campo Grande, com 2.954 ausentes, contra 1.441 registrados em Dourados.

Dentre os 75 candidatos convocados para a segunda etapa das provas do Magistério, realizada na Anhanguera Uniderp em Campo Grande, dois não compareceram para realizar a prova discursiva.

O processo de aplicação das provas nas duas maiores cidades do Estado envolveu uma equipe em torno de 1,2 mil pessoas, entre coordenadores, fiscais de sala, fiscais de corredor, delegados de polícia, policiamento de trânsito e o policiamento ostensivo nas imediações dos locais onde foram aplicadas as provas do concurso.

Titular da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), Roberto Hashioka acompanhou o fechamento dos portões na Anhanguera Uniderp e destacou a responsabilidade do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul na condução do certame.

“Nos cercamos de todos os cuidados para que os candidatos chegassem aos locais de prova com tranquilidade. Durante as provas, não houve registro de situações que pudessem prejudicar o desempenho dos candidatos, e a abstenção foi dentro do esperado. Agora vamos esperar a análise das provas pela Funrio, para dar sequência ao cronograma” pontuou o secretário.

O superintendente da Funrio, Magno Gonçalves, enfatizou a seriedade das provas preparadas pela instituição. “Todas as questões das provas são desenvolvidas por professores que são doutores, mestres, e já tem experiência de preparação de provas de concurso ao longo dos anos. Quem irá fazer a prova de nível fundamental a prova é compatível. O mesmo acontece para as provas de nível médio e magistério” declarou o representante da instituição.

Cronograma

Os gabaritos preliminares das provas aplicadas para os cargos de assistente de atividades educacionais, agente de limpeza e agente de merenda, encontram-se disponíveis para consulta na área do candidato no site da Funrio.

É importante que cada candidato consulte seu gabarito de forma individual, levando em conta a sistemática de segurança utilizada pela instituição de embaralhar as questões, resultando na geração de gabaritos diferentes, porém, mantendo o mesmo conteúdo das provas por cargo e função.

De acordo com a Coordenadoria de Seleção de Ingresso de Pessoal da SAD, o edital com abertura de prazo de 48 horas para interposição de recurso administrativo será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de amanhã.

Já os candidatos que concorrem às vagas do Magistério, devem ficar atentos ao prazo para entrega de títulos que encerra nesta quarta-feira (20). O envio deve ser feito via Correios para a FUNRIO, na rua Professor Gabizo, 262, Bairro Maracanã, CEP: 20271-062 – Rio de Janeiro (RJ). Mais detalhes sobre a entrega de títulos, e sobre o quadro de pontuação para avaliação de títulos, pode ser conferida no item nº 10 do edital, e na página nº 8 do Diário Oficial n. 9.843.

“Nos cercamos de todos os cuidados para que os candidatos chegassem aos locais de prova com tranquilidade”, disse titular da SAD

Fale com a Redação