23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Covid-19: Defesa Civil emite novo alerta via SMS

A mensagem pede atenção redobrada para aglomeração

05/04/2020 12h32
Por: Redação

A Defesa Civil emitiu novo alerta neste domingo (5) sobre evitar locais com aglomerações. “Defesa Civil:Alerta MUITO ALTO para COVID-19. EVITE frequentar locais com aglomeracoes. Cuidado REDOBRADO com idosos. Permaneca em sua residencia.”

O EnfoqueMS lembra que é fundamental fazer valer as regras de aglomeração (com o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas), principalmente quanto aos idosos, considerados como grupo de risco frente ao covid-19. A recomendação ocorre porque a transmissão pelo vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

– Espirro

– Tosse

– Gotículas de saliva

– Contato físico com uma pessoa infectada

– Toque em objetos ou superfícies contaminadas (seguido de contato com boca, nariz ou olhos)

Para reduzir as chances de transmissão pelo contato com secreções, a orientação é não permanecer perto de um grande número de pessoas.

O conselho das autoridades de saúde pública é que fique em casa, pois é a aforma de combater e se previnir do vírus.

Mensagem via SMS

Em relação a medida de comunicação via SMS, foi autorizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para alertar a população sobre medidas de combate ao novo coronavírus.

O serviço de alerta de desastres naturais funciona por meio de mensagens de texto (SMS) no celular e mensagens nos canais de TV por assinatura.

Para fazer o cadastro, é preciso enviar um SMS com cep do local para o número 40199. Em seguida, o cidadão receberá outro SMS com a confirmação do cadastro. Nas TVs, a mensagem aparecerá automaticamente na tela do aparelho.

O serviço é grátis.

Andressa/EnfoqueMS

Fale com a Redação