29.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário Piratininga agora atende no Cepol

Novo prédio para Depac está orçado em R$ 4 milhões

20/11/2019 11h31
Por: Redação

A Polícia Civil anunciou a construção de uma nova sede para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) responsável pelo atendimento da região sul de Campo Grande. Até lá, o serviço, antes concentrado na Vila Piratininga, será transferido para a Centro de Policiamento Especializado (Cepol), no bairro Tiradentes.

Durante coletiva na manhã desta quarta-feira (20), o delegado geral da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, Marcelo Vargas Lopes, juntamente com o diretor do Departamento de Polícia da Capital, delegado Fabiano Nagata, o delegado titular das Depacs,João Eduardo Davanço e a delegada titular da Delegacia de Atendimento à Infância e Juventude, Ariene Murad, falaram sobre a mudança do local de atendimento e funcionamento da Depac Piratininga, atendendo decisão judicial, que determina um único plantão policial em Campo Grande receba todas as ocorrências envolvendo adolescentes em conflito com a lei, no período noturno e de finais de semana.

Marcelo Vargas destacou que o novo local de atendimento, acolhe à demanda do Ministério Público no que concerne o atendimento aos adolescentes em conflito com a lei, o período noturno e de finais de semana.

Questionado sobre os atos dos moradores da região do bairro Piratininga sobre um possível aumento da violência na região, com a saída da Depac daquele o local, dr. Marcelo Vargas explicou que “a mudança não prejudica o policiamento preventivo feito pela Polícia Militar, que trabalha em harmonia e sincronismo com a Polícia Civil, e vai manter o policiamento no bairro Piratininga”.

“Somado a isso nós temos 14 Delegacias Especializadas, 7 distritos policiais, o Grupo de Operações e Investigação – GOI, 2 Depacs, o plantão da Casa da Mulher Brasileira, além do Cepol que realiza registros de boletins de ocorrência, ou seja, quando temos aumento de demanda de determinado crime, ou aciona o GOI para fazer o atendimento de forma imediata, ou a delegacia especializada que vai fazer a investigação desse tipo de ocorrência. Isso também não impede que o cidadão procure a Delegacia de sua região para fazer o registro de ocorrência”, lembrou.

O delegado geral, informou que está no planejamento estratégico e orçamentário da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para o ano que vem, a construção de um novo prédio para a Depac, orçado em R$ 4 milhões. E que o prédio da 5ª DP será reformado para que seja possível voltar a funcionar de forma integrada. A licitação para a obra deve ser liberada em janeiro do próximo ano, com orçamento de 150 mil. “Temos o projeto da criação de uma nova Depac, na avenida Filinto Muller, ao lado da Defurv e do IML, para atender simultaneamente o menor infrator. Já temos uma área destinada a esse fim. Estamos trabalhando hoje orçamento e recurso para que no ano vem iniciarmos essa obra”, revelou.

O delegado titular das Depacs frisou que a Polícia Civil melhora a estrutura de atendimento à população, servidores e demais forças policiais. “A noite e final de semana o plantão policial atenderá normalmente. Temos a Depac Centro, a Depac Piratininga para atender a região norte de Campo Grande – agora no Cepol, a Casa da Mulher Brasileira, que atende a região sul e agora com a modificação todos os adolescentes em conflito com a lei serão apresentados aqui, 24 horas”.

Davanço reforçou que: “De nenhuma maneira a população estará sendo prejudicada, pois é um prédio novo, com boa estrutura de acesso, banheiros, estacionamento e instalações e atende a determinação judicial – que a polícia já vinha cumprido – que é de o adolescente não ter contato com o imputável (maior de 18 anos), e que aqui a gente está aprimorando este atendimento. Aqui o adolescente possui até uma entrada específica, salas específicas de atendimento 24h”.

Conforme a delegada Ariene Murad, atualmente, a Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude – Deiaj, registra uma média de 150 a 180 atos infracionais por mês.

A Cepol fica localizada na rua Soldado PM Reinaldo de Andrade, n. 167, bairro Tiradentes, em Campo Grande.

Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário Piratininga agora atende no Cepol

Fale com a Redação