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Dicas para evitar golpes com reservas online de viagens

16/01/2019 19h22
Por: Noticias ao Miinuto

Muitas pessoas aproveitam as férias de janeiro para viajar com os amigos ou a família. Na internet é possível encontrar ofertas atrativas de última hora para quem busca por um meio de transporte ou estadias em hotéis e pousadas a custos acessíveis. Muitos fazem uso de apps em smartphones, para confirmar as reservas às vésperas da viagem.

A Avast (LSE: AVST), líder global em produtos de segurança digital, alerta que qualquer que seja o meio, é preciso ter cautela com as reservas online para não cair em golpes de cibercriminosos e, por fim, frustrar as férias de verão.

“A conveniência de comparar e comprar ofertas online, no horário e no local de escolha do usuário, tem se tornado uma prática constante dos consumidores, que estão cada vez mais digitais”, diz André Munhoz, Country Manager para o Brasil da Avast.

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“É preciso estar atento, a falta de consciência do consumidor com relação à segurança online pode ser uma brecha para que a pessoa seja vítima de um golpe no universo digital. Qualquer vulnerabilidade pode se transformar em uma oportunidade para os cibercriminosos. Assim, a pessoa que está sonhando com uma viagem pode ser um potencial alvo, porque é improvável que, enquanto ela faz a reserva da sua estadia em um local paradisíaco, por exemplo, pense nos riscos cibernéticos que a sua reserva pode sofrer”, destaca.

Munhoz lembra que a reserva requer o compartilhamento online de informações pessoais, incluindo dados bancários. “Para enfrentar a ação de cibercriminosos, é fundamental adotar alguns hábitos simples na internet que permitirão aos usuários evitar que os seus dados sejam comprometidos antes de uma viagem”.

Um cibercriminoso monitora os principais eventos do ano e, portanto, pode enviar ofertas falsas e atraentes de viagens em altas temporadas, como o mês de janeiro. Por isso, qualquer email que não pareça ser legítimo deve ser tratado com muito cuidado. O ideal é não clicar nos links ou anexos enviados no e-mail, porque caso sejam maliciosos, um malware se instalará no dispositivo móvel do usuário e permitirá que os cibercriminosos roubem as suas informações pessoais, como credenciais de login do banco ou números do cartão de crédito.

A vítima também pode ser redirecionada para um site semelhante ao site oficial, onde pode ser convidada a “redefinir sua senha” ou fornecer seus dados pessoais para a “correção” de um erro em uma conta falsa. A atitude mais segura é acessar o site oficial da empresa em questão e contatá-la para descobrir se o e-mail recebido realmente é de uma fonte confiável. Assim a empresa poderá impedir o roubo dos dados e ainda avisar os clientes sobre a página falsa na internet, e da possível tentativa de fraude em andamento.

Use frases como senhas:

Use frases únicas e longas, com pelo menos 10 caracteres, para proteger cada uma de suas contas online. As frases devem ser facilmente lembradas, com quatro a cinco palavras. Uma ótima solução é usar uma ferramenta de gerenciamento de senhas, capaz de importar automaticamente todas as senhas armazenadas no seu navegador – assim, tudo o que você precisa fazer é apenas lembrar de uma senha segura, para acessar a sua ferramenta de gerenciamento de senhas.

Na hora de pagar o transporte ou a estadia da viagem, verifique se o site possui o “https” e o cadeado na barra de endereço. Caso contrário, o consumidor não deve finalizar a compra, pois significa que o site não oferece criptografia ou não tem um certificado de autenticação emitido por uma autoridade confiável e, por isso, pode colocar em risco os seus dados sigilosos.

Adote a autenticação de dois fatores:

Permite configurar vários níveis de proteção, que dificultam o acesso às informações protegidas para evitar o acesso de uma pessoa não autorizada. Neste caso, o usuário receberá um código exclusivo no seu smartphone a cada pagamento e o informará no site para finalizar a transação. Assim, caso um cibercriminoso obtenha a senha do consumidor, ele não poderá ir longe porque não terá acesso a esse segundo código para aplicar o roubo.

Métodos de pagamentos seguros:

Qualquer transação financeira no universo online deve ser feita usando um cartão de crédito com proteção contra fraudes. Atualmente, a maioria dos cartões de crédito permite que a pessoa denuncie uma compra fraudulenta em um determinado prazo após encontrar o extravio no extrato bancário. Como alternativa, é possível usar serviços de pagamento online, como o PayPal, que evitam a inserção de dados bancários diretamente no site da empresa que oferece a oferta.

As fontes e as ferramentas online para quem é apaixonado por viagens são infinitas, assim como os recursos para que um cibercriminoso pratique um ataque no mundo digital. “Embora as pessoas saibam que a segurança online é importante, muitas delas continuam acreditando que os golpes ‘só acontecem com os outros’ e, por isso, não tomam as medidas necessárias para evitá-los. Não saber como proceder ou por onde começar, pode ser um grande obstáculo para aplicar boas práticas. A conscientização e a educação contínuas sobre práticas simples são essenciais. Ao final, elas se tornarão hábitos e permitirão que as pessoas organizem suas férias com tranquilidade, enquanto aproveitam a Internet com segurança o ano todo, não apenas nos períodos de férias”, finaliza Munhoz.

Dicas para evitar golpes com reservas online de viagens

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