23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Doação de órgãos e tecidos ajudam seis pacientes que aguardavam transplante

Família de rapaz de 21 anos que teve morte encefálica após acidente autorizou o procedimento realizado na Santa Casa da Capital

05/04/2020 19h24
Por: Redação

Um rapaz de 21 anos, que sofreu acidente de trânsito e teve traumatismo craniano, em Campo Grande, foi diagnosticado com morte encefálica neste domingo (5). Foi realizada a captação dos órgãos por uma equipe da Santa Casa, após autorização da família. A ação envolveu vários profissionais do hospital e de outro Estado para que o coração, fígado, rins e córneas do paciente pudessem ser captados e depois transplantados. Este procedimento foi o sexto do ano.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o fígado doado foi captado e levado pela equipe de Brasília para ser implantado em um paciente que esperava há anos pelo transplante.

O coração doado foi transplantado, durante a tarde, em um homem de 37 anos que é morador de Sidrolândia. Esse foi o primeiro coração doado e captado em 2020. Além disso, as córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos do Hospital para análise e, posteriormente, serem transplantadas.

Os dois rins permaneceram no hospital, sendo que o primeiro foi transplantado durante a tarde em um paciente de 41 anos morador da Capital e o segundo rim, será implantado no período noturno em um paciente de 36 anos morador de Miranda.

Pelo menos trinta profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos, estiveram mobilizados em três salas cirúrgicas.

A assessoria ressalta que a captação só foi possível graças a autorização da família e os detalhes do transplante, se foi bem sucedido ou não, somente serão divulgados nesta segunda-feira (6).

O procedimento realizado neste domingo (5) só foi possível graças à generosidade da família do doador. Santa Casa/Divulgação

Fale com a Redação