21.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
spot_img

Confiança do empresário do comércio da Capital atinge menor nível em cinco anos

04/06/2020 07h52
Por: Redação

Os impactos na economia da pandemia da Covid-19 já refletem no ânimo dos empresários do comércio de Campo Grande. Segundo dados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), no mês de maio o índice atingiu o menor nível dos últimos cinco anos, com 81,8 pontos, bem abaixo da zona positiva, que é de 100 pontos.

Segundo os dados da série histórica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Campo Grande ficou perto do menor índice já registrado pela pesquisa, quando em novembro de 2015, período que coincide com o início da crise econômica no País, o ICEC chegou a 81,2 pontos na Capital.

A atual queda regional do ICEC acompanha o que foi verificado em âmbito nacional pela CNC, que registrou sua maior queda mensal desde o início da realização da pesquisa, em 2011, caindo 20,9% e fechando em 94,5 pontos, o menor nível desde setembro de 2016.

“Sem perspectivas para a retomada do crescimento da economia é natural que a confiança do empresário fique abalada. Vivemos num momento de instabilidade e o comerciante está mais cauteloso, observando piora nas condições atuais”, avalia a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias.

Mas a economista lembra que são em situações como esta que os empresários podem se reinventar e encontrar meios para driblar a crise, por mais difícil que seja. “Percebemos um aumento nas vendas on-line e o empresário precisa se adaptar a essa nova demanda do consumidor”.

Dentre os indicadores que apresentaram os piores índices, estão a contração de funcionários e o nível atual de investimentos. A pesquisa aponta ainda que as empresas com mais de 50 empregados tiveram um índice mais significativo, de 105,3 pontos, já as que têm menos, o índice alcançou 81,3 pontos.

Confiança do empresário do comércio da Capital atinge menor nível em cinco anos

Fale com a Redação