22.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
spot_img

Cinco alunos do Senai de Três Lagoas iram representar o Brasil na WorldSkills

03/03/2020 12h50
Por: Sue Anne Calais

Cinco estudantes do curso de técnico em química do Senai Três Lagoas, Giovanna Fernandes da Silva, Evelyn Cardoso Takahashi, Giovana Cristina da Silva,Tiago Sérgio Toledo Duarte e Thais Cristina Medeiros De Souza, foram os primeiros classificados no ranking do Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (Saep) e, com o excelente desempenho, eles deram um grande passo em direção a uma das vagas para representar o Brasil na WorldSkills Competition Shanghai 2021, na China.

Um desses cinco alunos irá passar por provas finais no complexo de treinamento do Departamento Nacional do Senai em Guará (DF) para representar o Brasil no torneio internacional realizado em anos ímpares e que é considerada a maior competição de educação profissional do mundo.

De acordo com o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, a colocação dos estudantes de uma única unidade da instituição no Estado é reflexo da formação educacional que oferece em Três Lagoas, explica.

Segundo Mangialardo, a costa leste do Estado de Mato Grosso do Sul é uma região onde está acontecendo o fomento em química, celulose, papel e biomassa e isso faz com que as pessoas busquem e possam estar se desenvolvendo. Há tecnologia de ponta nas grandes multinacionais ali instaladas e o Senai tem processos industriais que permeiam essas multinacionais como inovação e tecnologia. Esse cenário faz com que o Senai acompanhe o desenvolvimento de química na região, pontuou.

Ele também ressalta o orgulho que o Senai tem do esforço e competência dos seus alunos. Dentre mais de 300 competidores, o Senai de Mato Grosso do Sul tem as cinco melhores posições no Saep. O Estado desponta, garantindo vaga tanto na seletiva nacional quanto na internacional da WorldSkills, ou seja, pela primeira vez na história, um aluno do Senai de Mato Grosso Sul participa em uma competição internacional de conhecimento.

WorldSkills

A WorldSkills é uma competição internacional para analisar a qualidade da educação profissional oferecida em diferentes países do mundo. O torneio avalia os conhecimentos teóricos e práticos dos alunos, as habilidades intelectuais e as atitudes consideradas essenciais para o exercício profissional competente, sendo que a avaliação é feita através de projetos-teste desenvolvidos em uma situação real de mercado nas diversas áreas tecnológicas.

No Brasil, além de incentivar a dedicação e a competitividade dos alunos, a possibilidade de participar da WorldSkills contribui com a atualização dos cursos oferecidos pelo Senai, uma vez que indica novas tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais.

Divulgação / FIEMS

Fale com a Redação