22.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
spot_img

Inep anula questão de prova de ciências humanas do Enem 2019

Questão da prova de ciências humanas foi anulada porque já havia aparecido na prova do Enem 2018 para candidatos com deficiência visual, segundo anunciou o Inep nesta terça-feira (19).

19/11/2019 11h10
Por: Redação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, na manhã desta terça-feira (19) a anulação de uma questão da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias da aplicação regular do Enem 2019.

Veja correlçaõ da questão anulada entre os cadernos:

  • questão 90 do Caderno Azul;

  • questão 78 do Caderno Amarelo;

  • questão 66 do Caderno Branco; e

  • questão 72 do Caderno Rosa.

O Inep identificou que a referida questão fez parte do Caderno de Questões Braile e Ledor da aplicação do Enem 2018 (questão 56 do Caderno Laranja). O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade.

O cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item. Por isso, a anulação de um item, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota das participantes.

Respeitando a comparabilidade garantida pela TRI, as questões que compõem as provas acessíveis podem sofrer ligeira alteração comparadas à prova de aplicação regular devido às especificidades deste público. As provas do Caderno Braile e Ledor, por exemplo, contém a descrição de gráficos, imagens, esquemas e outros recursos visuais utilizados e questões que inviabilizam ou dificultam demasiadamente a compreensão por parte dos participantes com algum tipo de deficiência visual são substituídas.

Inep anula questão de prova de ciências humanas do Enem 2019

Pergunta 78 da prova do Enem 2019 - CADERNO AMARELO. Reprodução/Inep

Fale com a Redação