18.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

MS será estado-piloto em programa de Educação Financeira

Projeto será destinado a alunos da rede pública de ensino

18/02/2020 15h50
Por: Sue Anne Calais

Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Políticas para o Ensino Fundamental (COPEF), estabelece parceria com o Banco Central do Brasil, para desenvolvimento do Programa Aprender Valor nas escolas da Rede Estadual de Ensino (REE).

O objetivo é focar em três tipos de mensagens: aprender a planejar o uso dos recursos, poupar ativamente e usar o crédito com consciência.

O programa tem como objetivo a inserção da Educação Financeira aos estudantes do Ensino Fundamental das escolas públicas, a partir de uma abordagem transversal e integrada aos componentes curriculares, de acordo com o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular. Trata-se de uma iniciativa do Banco Central do Brasil, executada com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, vinculado ao Ministério da Justiça.

Na manhã desta terça-feira (18), no auditório da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL), os servidores públicos federais de carreira do Banco Central, João Evangelista e Érika Soki, do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira, Divisão de Educação Financeira, estiveram apresentando o programa aos professores das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), bem como profissionais da União de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-MS), com a presença da Secretária de Educação de Campo Grande, Elza Fernandes Ortelhado.

Programa

O Programa de Educação Financeira do Banco Central (PEF-BC) envolve ações que visam propiciar orientação à sociedade sobre assuntos financeiros, destacando o papel do Banco Central como agente promotor da estabilidade econômica. O propósito é contribuir para que as pessoas entendam as relações que influenciam suas vidas na área da economia e das finanças.

Trata-se de um programa sintonizado com tendências de bancos centrais de outros países e de instituições financeiras modernas, que vêm aderindo a essa nova forma de contato com os cidadãos, independentemente do segmento social a que estes pertençam.

O Banco Central vai levar a educação financeira aos estudantes de rede pública de seis estados da federação, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná e São Paulo, além do distrito federal.

SED / Governo MS

Fale com a Redação