23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
spot_img

Prefeitura de Ponta Porã realiza exame seletivo para compor equipe de robótica

As provas serão realizadas em duas etapas, sendo a primeira nesta semana e os aprovados nos testes práticos, estarão participando da segunda e última etapa

05/10/2018 11h19
Por: Redação

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Educação via Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM) realiza nesta semana provas em escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) visando selecionar alunos para equipe de robótica. As provas acontecem desde esta terça-feira (03) até esta sexta-feira, dia 05, com aplicação de prova prática aos alunos.

O coordenador do projeto de robótica, professor Rubens de Oliveira Paz salienta que as provas serão realizadas em duas etapas, sendo a primeira nesta semana e os aprovados nos testes práticos, estarão participando da segunda e última etapa. Nesta fase, os aprovados integrarão a equipe de robótica do município.

O Objetivo do NTEM com o curso é, atualizar o conhecimento, os conceitos e tendências sobre Robótica, desta forma, diversificando as possibilidades tecnológicas voltadas para as questões pedagógicas e assim atender cada vez melhor os alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino.

“Consideramos que a Robótica como proposta pedagógica deve ser fundamentada numa visão crítica da sociedade, a partir das divergências nela existentes, procurando atuar nessa realidade, provocando transformações sociais. Com esse trabalho, pode ser evidenciado a interação, a participação e a troca de ideias pela busca de soluções para os problemas propostos em cada atividade executada. Isso, sem dúvida, proporciona o desenvolvimento do trabalho colaborativo, do senso de liderança, da autonomia e da criatividade”, afirma Kedma Souza Moraes, coordenadora do NTEM de Ponta Porã.

RESULTADOS – A prefeitura Municipal de Ponta Porã através da Secretaria Municipal de Educação e NTEM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal) obteve excelente resultado na etapa de robótica estadual da OBR (Olímpiada Brasileira de Robótica) disputada em Campo Grande nos dias 23 e 24 de agosto. O prefeito Hélio Peluffo parabenizou toda equipe do NTEM pelo brilhante resultado obtido, consagrando o trabalho desenvolvido.

Com o apoio do prefeito Hélio Peluffo Filho, o projeto de robótica na Rede Municipal de Ensino foi criado o Grupo GDRIVE- Grupo de Desenvolvimento de Robótica Interdisciplinar – com visão estratégica no ano de 2017, com o intuito de trabalhar a robótica educacional e de competição.

Posteriormente, explica a professora Kedma Souza Moraes, diretora do NTEM, foram selecionados alguns alunos destaques da olimpíada KTurtle que, basicamente consistiu na realização de uma prova de raciocínio lógico e linguagem de programação, onde se formaram 4 equipes, sendo Nível 0 Apolo I e II, Nível 1: GDRIVE Hermes e no nível 2: GDRIVE Fênix. A escolha dos nomes das equipes foi pensada e inspirada na mitologia greco-romana.

Estas equipes foram inscritas na prova prática da OBR, e a partir daí passaram por treinamentos realizados no NTEM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal) sob orientação do professor multiplicador Rubens de Oliveira Paz e estagiário da UFMS Deivison Rafael Lopes Figueredo. Posteriormente estas equipes participaram da 1ª fase regional que aconteceu no Colégio Elite Total dia 11 de agosto, em Ponta Porã, onde o NTEM apresentou as quatro equipes, e desta forma, a equipe GDRIVE Hermes foi classificada para a etapa estadual.

Na fase estadual da prova a equipe GDRIVE Hermes composta pelos alunos Lucas Alves dos Santos da Escola Municipal Rural “Graça de Deus” e Wilson Rodrigo Figueiredo Oviedo da Escola Municipal “Ramiro Noronha”, disputaram com 24 equipes de todo o Estado, pré-classificados nas regionais entre mais de 150 equipes.

Esta fase estadual aconteceu no centro de convenções Albano Franco nos dias 23 e 24 em Campo Grande passando por momentos de emoção de aprendizagem e cooperação entre as equipes, principalmente as de Ponta Porã que contou com o apoio da Escola Municipal “Ignês Andreazza”, Escola Estadual “João Brembatti Calvoso” e IFMS.

Em suma, a equipe GDRIVE Hermes obteve o 1º lugar no nível 1 sendo campeã estadual, garantindo assim a vaga na nacional que ocorrerá entre os dias 06 e 09 de novembro na cidade de João Pessoa na Paraíba.

Este prêmio é muito significativo para a educação pública municipal de Ponta Porã, que está em constante busca pela inovação e que acredita que a educação é o caminho para grandes vitórias e oportunidades.

(Prefeitura Ponta Porã)

Fale com a Redação