18.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
spot_img

Primeira turma de Medicina de Três Lagoas tem colação de grau antecipada

02/05/2020 13h00
Da redação com informações da UFMS

Em meio à pandemia da Covid-19 e seguindo todas as precauções necessárias, como uso de máscaras, distanciamento entre pessoas e número de participantes reduzido, a primeira turma de Medicina do Campus de Três Lagoas, com 36 formandos, colou grau nesta quinta-feira, 30. Participaram remotamente da solenidade o reitor Marcelo Turine, a vice-reitora Camila Ítavo, o pró-reitor de Graduação, Ruy Alberto Caetano Correa Filho, e demais autoridades institucionais, conectados pela plataforma Google Meet, transmitida em um telão para os formandos. Mais de 400 familiares e amigos dos formandos acompanharam o evento pela transmissão ao vivo da TV UFMS.

Presidindo a cerimônia, o reitor desejou muito sucesso aos novos médicos e valorizou a trajetória da turma, que cumpriu todos os procedimentos do curso e está apta a contribuir com a sociedade sul-mato-grossense e o Brasil. “É uma emoção muito grande ver esses jovens formados e prontos para servir ao nosso país”, disse.

O diretor do Campus de Três Lagoas, Osmar Jesus Macedo, falou da função social cumprida pela Universidade, que enviou para o mercado de trabalho profissionais capazes de ajudar e fazer a diferença no combate à Covid-19. “Agradecemos aos professores que formaram esses acadêmicos. Ressalto aqui o quanto a função dos profissionais de saúde hoje é de fundamental importância. Todos nós estamos necessitando e confiando nesses profissionais” disse.

Para o coordenador do curso de Medicina, Carlos Eduardo Macedo, o dia de ontem foi a celebração da conquista de todos, a primeira turma de Medicina representa os anos de luta que todos passaram para que o curso se efetivasse. “Estamos em um momento bastante particular do país e do mundo, estamos vivendo um momento de pandemia, quando as pessoas estão buscando esperança e hoje a UFMS de Três Lagoas vem trazer de certa forma esperança, médicos capacitados e humanos para poder ajudar na luta contra essa pandemia” ressaltou.

A iniciativa da UFMS de fazer a colação de grau on-line e antecipada permitiu que estudantes, como Sarah Campos, entrassem no mercado de trabalho e auxiliassem nesse contexto de crise que se instalou. Na opinião da formanda foi uma colação diferente, que mesmo prezando pelo distanciamento, conseguiu aproximar a todos. “Essa colação de grau foi uma iniciativa da Universidade em ajudar a gente a abreviar esse curso, ajudaram e agilizaram com toda a documentação. Foi muito positivo poder contar com a Universidade para agilizar e ajudar a gente, para que possamos ajudar todo mundo”, elogiou.

Colação de Grau de Enfermagem

Na tarde de quinta-feira também foi realizada a colação de grau do estudante de Enfermagem Luiz Daniel Teno Toledo, no Campus de Três Lagoas. Em respeito às medidas preventivas contra a disseminação da Covid-19, a cerimônia foi realizada por meio de videoconferência e com número limitado de participantes.

Estavam conectados o reitor Marcelo Turine, a vice-reitora Camila Ítavo e o pró-reitor de Graduação, Ruy Alberto Caetano Correa Filho. Na cidade de Três Lagoas estavam presentes o diretor do campus Osmar Jesus Macedo, a coordenadora do curso de Enfermagem, Larissa da Silva, e o secretário acadêmico, Daniel Linhares. A professora Larissa registrou em uma rede social o orgulho de participar da cerimônia. “Ontem participei de um momento que, para mim, é emocionante e estimulante…ouso dizer que acompanhar a colação de grau de um aluno é um momento sublime na carreira docente…momentos como este nos fazem ir além e encarar os desafios diários com dedicação e esperança que tudo dará certo!! Parabéns Luiz Daniel pela colação de grau…desejo que seja imensamente feliz com a enfermagem…tenho certeza que honrará nossa profissão”, escreveu.

O ato prévio foi autorizado pela portaria nº 374/2020, do dia 3 de abril, que permitiu a antecipação dos cursos Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, neste período emergencial, desde que cumpram o requisito estabelecido, terem cumprido 75% da carga, referente à grade curricular obrigatória do curso.

Divulgação

Fale com a Redação