18.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de abril, 2024
spot_img

Representantes de MS participarão de torneio nacional de robótica

05/03/2020 12h20
Por: Sue Anne Calais

As equipes de robótica das escolas do Sesi de Dourados e Três Lagoas vão representar Mato Grosso do Sul no Festival Sesi de Robótica, que começa nesta sexta-feira (06) e prossegue até domingo (08), no Pavilhão da Bienal, em São Paulo (SP).

Trata-se da MegaMentes (Dourados), que vai representar o Estado na categoria FLL (FIRST LEGO League), da Tera Robotcs (Três Lagoas), que vai participar da categoria FTC (FIRST Tech Challenge), e a BR Racing (Dourados), que disputará a categoria F1 in Schools (Fórmula 1 nas Escolas).

O Festival Sesi de Robótica vai reunir 1.500 jovens de escolas públicas e privadas de todo Brasil com idades de 9 a 18 anos distribuídos em 168 equipes que aplicaram em seus robôs conhecimentos de ciências, matemática e outras disciplinas ligadas à tecnologia.

O evento classificará as melhores equipes para torneios internacionais, como o World Festival, que é a copa do mundo de robótica e será realizada em abril em Houston (EUA).

Segundo o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, a participação de três equipes de robótica de Mato Grosso do Sul é resultado do trabalho articulado entre as disciplinas.

Amarilla explica que o estudante que se envolve em projetos como a robótica amplia o conhecimento científico e tecnológico o que também estimula a criatividade, o trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades múltiplas, conclui.

FLL

No caso do FLL (FIRST LEGO League), a MegaMentes, que é o time de robótica da Escola do Sesi do Dourados, as equipes serão formadas de dois a dez participantes e precisarão elaborar um projeto buscando soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna.

O tema desta temporada, City Shaper (Cidades Inteligentes), desafia os jovens a pesquisar formas de melhorar a vida das pessoas nas cidades.

Além do projeto de inovação, os participantes precisam construir um robô de LEGO que é programado para realizar uma série de missões, e também são submetidas a outras categorias de avaliação como Design do Robô, que envolve Programação e, conceitos de trabalho em equipe, respaldadas pelos valores e princípios da competição.

FTC

Já no FLL (FIRST LEGO League) a equipe de robótica Tera Robotcs, da Escola do Sesi de Três Lagoas, o Sesi Nacional é o operador oficial da modalidade desde 2019, que desafia estudantes do Ensino Médio a projetar, programar e construir um robô que seja capaz de realizar tarefas.

Para isso, eles precisam aprender a trabalhar com máquinas e circuitos, como se fossem engenheiros de verdade.

Ao todo, 35 equipes de 18 estados brasileiros participam da disputa este ano.

F1 in Schools

A disputa faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1 e reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas.

Para participar, os alunos são desafiados a projetar e modelar um minicarro de Fórmula 1, além de pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais.

Divulgação / FIEMS

Fale com a Redação