31.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Universidade realiza avaliação dos técnicos e docentes em março

29/02/2020 12h12
Por: Redação

Pela primeira vez, a avaliação dos 1.765 servidores técnicos-administrativos e 1.360 docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) será realizada no mesmo período, iniciando-se na segunda-feira (2).

“Essa simultaneidade tem como proposta a integração, sendo uma avaliação de todos os nossos servidores, cada qual com suas especificidades conforme a carreira”, explica a coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento e Recrutamento (CDR/Progep), Gisele Melo Sanches.

O processo de avaliação de desempenho funcional 2020 da carreira técnico-administrativa será composto de duas etapas: a autoavaliação e a avaliação da chefia.

Para realizar a autoavaliação, o servidor deverá acessar a página eletrônica do Serviço de Avaliação Institucional com seu Passaporte UFMS e senha.

As etapas ocorrem simultaneamente e o preenchimento deve ser feito até 31 de março. Os resultados serão divulgados a partir de 13 abril e os recursos podem ser impetrados até 4 de maio.

“O preenchimento da avaliação é importante para a progressão por mérito do servidor na carreira e serve como ferramenta de gestão para conseguirmos fazer um melhor direcionamento e acompanhamento dos servidores, identificando problemas pontuais”, afirma Gisele.

Servidores em férias e afastados, inclusive por motivo de saúde, deverão ser avaliados pela chefia, que deverá informá-los quanto à necessidade de se autoavaliarem. Servidores que ingressaram na carreira pública a partir de 2020 estão dispensados de realizar esta avaliação.

Servidores do Humap farão a autoavaliação no sistema e deverão apresentar a avaliação da chefia (na aba formulários) aos respectivos representantes, que farão o lançamento no Siai.

Docentes

Para os docentes, o Plano de Atividades tem a data de preenchimento fixada em 5 de abril. Esse plano é apresentado semestralmente pelo professor em exercício, inclusive visitantes e substitutos e em qualquer nível.

“Estamos no segundo ano do Plano de Atividades e tivemos uma adesão muito boa. É uma ferramenta de gestão e controle das atividades, porque é pública, podendo ser acessada por qualquer pessoa no Siai, sendo um instrumento de transparência que nos permite fazer um melhor dimensionamento das atividades dos professores”, expõe Gisele.

O relatório de atividades 2019 traz informações referentes ao que foi realizado pelo docente no ano anterior. “Esse relatório gera uma pontuação que também servirá de base para a concessão da progressão funcional do docente”, diz o chefe da Divisão de Desenvolvimento e Avaliação (Dida/CDR), Felipe Carvalho Silva de Jesus.

Os professores devem preencher o relatório até 4 de maio pelo Siai. Os recursos acontecem de 16 a 30 de junho, com publicação final em 3 de agosto.

Universidade realiza avaliação dos técnicos e docentes em março

Fale com a Redação