21.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
spot_img

Em MS, Energisa vai apoiar no conserto de 70 ventiladores pulmonares

Movimento “Energia do Bem” é uma iniciativa criada pela empresa para apoiar combate à Covid-19

06/04/2020 19h40
Por: Redação

As primeiras ações do movimento “Energia do Bem”, criado pela Energisa para ajudar no combate à pandemia de Covid-19, já estão acontecendo em Mato Grosso do Sul. A partir de terça-feira (7), 70 ventiladores pulmonares que estão danificados serão transportados do interior para a Capital pela concessionária para conserto.

O transporte dos equipamentos começa pelo município de Dourados com a retirada de 13 ventiladores: sete do Hospital da Vida e seis da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa abrange também as cidades de Campo Grande, Ponta Porã, Bonito, Aquidauana, Jardim, Guia Lopes da Laguna e Aparecida do Taboado.

A ação foi articulada em conjunto com o Governo do Estado, por meio da secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), e o Senai de Campo Grande.

“Estamos acompanhando no mundo todo a importância desses equipamentos para a recuperação de pacientes em estado grave. Todas as medidas necessárias para proteger a saúde dos nossos colaboradores e dos nossos clientes foram tomadas. Nos envolvemos agora com o governo do estado e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS) no combate a essa pandemia. Diminuir a curva de infecção é o melhor caminho, mas para os que já contraíram o vírus, o tratamento é essencial, bem como a quantidade de ventiladores para atendimento nos hospitais”, afirmou o diretor-presidente da Energisa MS, Marcelo Vinhaes.

Para a secretária de Saúde do município de Dourados, Berenice de Oliveira Machado Souza, a reforma dos ventiladores vai contribuir no atendimento aos pacientes da região. “Além de Dourados, apenas em Ponta Porã e Nova Andradina existem Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Precisamos estar bem equipados – como centro de referência – para dar suporte aos outros 32 municípios próximos, que devem ser encaminhados pra nós. Essa iniciativa é de grande valia”, afirmou.

“Essa força-tarefa junto as empresas é de extrema importância para nós, que estamos na ponta. Cada um fazendo o que pode, dentro da sua expertise, vai ajudar e muito a solucionar alguns problemas gerados por essa pandemia”, disse o gerente operacional do Hospital da Vida Intense Care – Dourados, Régis Antônio de Matos.

O Grupo Energisa criou o Energia do Bem para viabilizar ações emergenciais que ajudem a superar a crise humanitária provocada pela doença. Trata-se de uma rede de atuação orgânica, que já reúne 13 parceiros, envolvidos em iniciativas que incluem manutenção de ventiladores pulmonares, obras elétricas em unidades públicas de saúde e captação de recursos para assistência a idosos. Também foi criado o portal Energia do Bem, com informações confiáveis sobre a doença e conteúdo para reduzir os impactos do isolamento social.

O Grupo Energisa investirá R$ 5 milhões no movimento em todos os estados onde atua. Os recursos serão aplicados em diversas frentes mapeadas junto ao poder público local. Em Mato Grosso do Sul, a equipe que irá transportar os ventiladores passou por treinamento nesta segunda-feira (06/4) para o manuseio correto dos equipamentos com proteção e segurança.

“O foco é sempre em ações orgânicas e dinâmicas, mas articuladas com as necessidades do poder público em cada localidade”, afirma a Vice-Presidente de Gente e Gestão do Grupo Energisa, Daniele Salomão.

Entre os parceiros envolvidos no movimento estão Confederação Nacional da Indústria (CNI), IEL – Instituto Euvaldo Lodi, Sesi/Senai e Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata (MG) e Evoé. A Unesco fará uma curadoria de conteúdos educativos para o portal.

Em MS, Energisa vai apoiar no conserto de 70 ventiladores pulmonares

Fale com a Redação