30.8 C
Campo Grande
terça-feira, 23 de abril, 2024
spot_img

Bahia usa camisa com mancha de óleo em protesto contra vazamento

Tricolor baiano lança um manifesto em defesa às praias do Nordeste atingidas por petróleo e vai vestir uniforme especial no jogo contra o Ceará

20/10/2019 15h37
Por: R7

O Bahia entrou em defesa das praias do Nordeste brasileiro atingidas por manchas de óleo e lançou, neste domingo (20), um manifesto em que pede a investigação e a punição dos responsáveis pelo desastre ambiental. No jogo contra o Ceará, em Salvador, na segunda-feira, o time vai usar uma camisa especial com manchas de óleo.

No Twitter oficial do clube foi explicado parte da ação. “Por medidas de redução do impacto ambiental e pela punição aos responsáveis, nossas camisas estarão manchadas de óleo no jogo de amanhã – como as praias do Nordeste. “

No manifesto completo, o Tricolor pede que sejam descobertos os responsáveis pelo vazamento e lembra que o problema ambiental não atinge somente os moradores das regiões afetadas e sim o Brasil inteiro.

O problema é seu. O problema é nosso. Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido? O Bahia é você, somos nós, cada ser humano. É a forma como representamos o amor, o apego, o chamego, o sagrado, a justiça. O Bahia é a união de um povo que vibra na mesma direção, que respira o mesmo ar e que depende da mesma natureza para existir, para sobreviver.

O derrame de óleo começou em setembro e afeta 194 pontos, do Maranhão à Bahia, além de 15 unidades de preservação. Cerca de 2.250 km de extensão da costa foi atingida. A Marinha considera o vazamento inédito na história do Brasil, devido à extensão geográfica e à duração no tempo.

As causas e os responsáveis ainda não foram descobertos. Já se sabe que o material é petróleo cru, que não é produzido ou processado no País.

Camisa do Bahia que vai ser usada contra o Ceará
Divulgação Bahia

Fale com a Redação