27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Presidente da Fundesporte apresenta Plano Estadual em encontro de gestores de Mato Grosso

09/12/2019 12h15
Por: Redação

O diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda, foi convidado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel) para apresentar o Plano Estadual de Esporte e Lazer e as ações desenvolvidas pela entidade sul-mato-grossense. A palestra foi realizada na noite da última quinta-feira (5.12), no auditório da Arena Pantanal, em Cuiabá-MT, durante o 1º Encontro de Gestores do Estado vizinho.

O evento na capital mato-grossense, com a finalidade de debater os rumos das atividades desportivas e de lazer de Mato Grosso, teve programação que incluiu palestras, mesas-redondas sobre diretrizes da gestão estadual, apresentação da proposta do Plano Estadual Mato-Grossense de Esporte e Lazer e as definições dos Jogos Escolares para 2020. Os dirigentes também discorreram a respeito de políticas públicas nas três manifestações do esporte: educacional, participativo e de rendimento.

Miranda dialogou logo no primeiro dia do encontro, que se estendeu até sexta-feira (6.12). Além de expor o Plano Estadual, o diretor-presidente da Fundesporte detalhou os principais projetos de Mato Grosso do Sul, entre eles o desenvolvimento dos Jogos Escolares da Juventude. “O convite da Secel para apresentar o Plano Estadual de Esportes e Lazer e as nossas ações mostra um reconhecimento do trabalho feito com seriedade em Mato Grosso do Sul. O encontro foi muito proveitoso, no sentido de ver o que Mato Grosso está fazendo, aproveitar as boas ideias aplicadas lá e, em contrapartida, mostrar o trabalho de qualidade feito no nosso Estado”.

“Os gestores mato-grossenses elogiaram bastante o que vem sendo desenvolvido em Mato Grosso do Sul, com ênfase nos princípios de gestão e, certamente, tive a impressão que vai contribuir muito na estruturação do Plano Estadual de Mato Grosso. Fiquei muito feliz com o convite e a oportunidade de trocar experiências, apresentar nossas ações, de aprender com outros administradores e de tentar também reproduzir as excelentes ações desenvolvidas no nosso vizinho. É assim que se faz política pública também, copiando o que outras gestões fazem de melhor”, pontuou Miranda.

Visibilidade pelo país

Em setembro deste ano, relatório apresentado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) evidenciou a prática de esporte dentro das escolas sul-mato-grossenses. Conforme o documento, Mato Grosso do Sul é a unidade federativa que possui maior oferta de professores de educação física com formação na área, com 81,7%, quase o dobro da média do país, 41,6%.

O TCU também constatou que o Estado está em segundo lugar quando o assunto é a existência de quadras para a promoção esportiva, atrás somente do Distrito Federal. Ainda de acordo com o órgão, Mato Grosso do Sul é um dos três estados que apresentaram plano estadual de desporto, ao lado de Minas Gerais e Paraná. “Após o TCU ter elogiado o nosso Plano e o que é realizado na área esportiva, educacional e na questão da infraestrutura esportiva em Mato Grosso do Sul, foi dado um destaque muito bom para a gente e passamos a servir de exemplo para outros Estados”, finalizou o diretor-presidente da Fundesporte.

Participaram do encontro o secretário da Secel, Allan Kardec, e o secretário adjunto Jefferson Carvalho Neve; o primeiro vice- presidente do Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso (CREF17-MT), Edson Luiz Manfrin; além de secretários, diretores, coordenadores e gerentes de esporte de vários municípios mato-grossenses, dentre eles: Alto Garças, Arenápolis, Brasnorte, Cáceres, Canarana, Colíder, Campo Verde, Barra do Bugres, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina, Nova Brasilândia, Sorriso, Sinop, Poxoréu, Poconé e Pontes e Lacerda.

Presidente da Fundesporte apresenta Plano Estadual em encontro de gestores de Mato Grosso

Fale com a Redação