22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
spot_img

Primeira piscina olímpica de MS será inaugurada neste sábado

O evento contará com a com a presença do multicampeão Leonardo de Deus

14/12/2019 07h06
Por: Redação

A primeira piscina olímpica de Mato Grosso do Sul será inaugurada neste sábado (14.12), às 11 horas, no Centro de Desenvolvimento Social e Cultural (Cedesc) da Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec), em Campo Grande. A solenidade terá a presença do nadador multicampeão campo-grandense Leonardo Gomes de Deus, tricampeão dos Jogos Pan-Americanos (Guadalajara-2011, Toronto-2015 e Lima-2019) nos 200 metros borboleta.

O Campeonato Estadual de Verão de Natação 2019, organizado pela Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul (Fedams), com apoio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), fará parte da programação de inauguração da piscina. Para homenagear a vinda do nadador natural de Campo Grande, a competição neste ano recebe o nome de “Troféu Leonardo de Deus”.

“Está chegando! Muito feliz e honrado de ter meu nome como campeonato estadual de Mato Grosso do Sul. Vamos fazer a melhor competição do ano. Obrigado pela homenagem”, publicou o nadador multicampeão, de 28 anos, através de rede social.

A piscina olímpica da Funlec possui 25 metros de largura por 50 metros de extensão, tem 10 raias e três milhões de litros de água. Uma piscina semiolímpica (ou piscina curta), por exemplo, tem oito raias, 25 metros de comprimento (metade da olímpica) e 20 de largura, dimensões estabelecidas pela Federação Internacional de Natação (Fina).

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, enfatiza que, a partir de agora, os nadadores sul-mato-grossenses poderão ter melhor preparação para competições nacionais e até internacionais. “É um momento muito importante para a natação de Mato Grosso do Sul. A parceria entre Funlec e Fedams realmente coloca nossa natação numa expectativa muito grande de melhores resultados. Nossa natação é uma referência nacional. Já temos um trabalho muito bom, mesmo com atletas treinando em piscinas não oficiais, sendo que todas as competições a nível nacional e internacional são com dimensões olímpicas. A adaptação para as provas será mais fácil”.

Para Miranda, o comparecimento de Léo de Deus na cerimônia de lançamento é um fator de motivação aos atletas do Estado. “O Leonardo de Deus tem uma presença muito importante em Mato Grosso do Sul, com seu exemplo, sua história, motivando nossos atletas, que acabam vendo nele a possibilidade de também conseguir bons resultados como ele conseguiu. Ficamos muito feliz de ele ter começado sua carreira esportiva aqui no Estado e por esse reconhecimento das origens. Sua presença encoraja não só os atletas, mas também nós gestores”.

Carreira exemplar

Leonardo de Deus é filho de pai militar, o que o fez percorrer e morar em diversas cidades do país. O campo-grandense já treinou na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Brasília; Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte-MG, e Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo-SP. Hoje, representa a Associação Santa Cecília de Esportes, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos-SP.

Além do tricampeonato pan-americano, neste ano, na capital peruana, de Deus foi bronze nos 200 metros costas e ajudou a equipe verde e amarela a conquistar a medalha dourada no revezamento 4×100 medley misto. O nadador de Mato Grosso do Sul ainda tem no currículo a prata no Pan de Guadalajara-2011, no revezamento 4×200 metros livres; o bronze na edição do Pan de Toronto-2015, nos 400 metros livre, e o ouro no Mundial de Piscina Curta em Hangzhou, na China, no ano passado, nos 4×200 metros livres.

A competição

O Campeonato Estadual de Verão “Leonardo de Deus” reunirá cerca de 207 atletas de Mato Grosso do Sul (agremiações de Corumbá, Campo Grande e Maracaju), além de 29 nadadores da Bolívia, em sete categorias: mirim, petiz, infantil, juvenil, júnior, sênior e máster.

A etapa do certame ocorrerá neste sábado (14.12), no período matutino, das 7 às 12 horas, e no vespertino, das 15 às 19 horas. As disputas continuam no domingo (15.12), das 7 às 12 horas. A solenidade de inauguração da piscina acontecerá no sábado (14.12), às 11 horas. O Cedesc/Funlec está situado na Rua Água Azul, 1097, bairro Jardim Veraneio, em Campo Grande.

Fundesporte

Fale com a Redação